26 de maio de 2009

Tecnologias Digitais

Fazendo um retrospectiva dos recursos que tenho usado no meu trabalho com as alunas desde 2007. Quando iniciei ,sabíamos que a grande maioria nunca havia tido contato com o computador, criamos uma pasta para cada grupo e um e-mail no provedor que escolhessem. A partir do e-mail, iniciamos a interação entre os pares e construímos o espaço virtual para a publicação.

Em 2007 e 2008 foi escolhido o ambiente virtual Pbwiki e, em 2009, Sites do Google, ferramentas sociais pertencentes a segunda geração Web 2.0, pois permite interações através de comentários bem como a edição coletiva, bastando para isso ser convidado, possuir um e-mail e uma senha.Todas as interações e intervenções bem como o histórico das edições ficam gravadas.Em 2008 além de seus e-mails, as alunas criaram um para o grupo e através desse, criaram o espaço virtual.Em horário de aula publicavam com o e-mail do grupo.No início de março de 2009 houve atualização do Pbwiki e muito da formatação dos projetos contruídos foi perdida, felizmente conseguimos recuperar os de 2008.
Em 2009 optamos pela publicação em sites do google pois pensamos ser esse de acesso e edição mais acessíveis. Casa componente do grupo é convidada pelo proprietário do site (criador) e, desta forma, a edição pode ser feita em casa, em Lan house, em horários extra classe com seu e-mail pessoal. O que efetivamente é um avanço.Desde 2006 utilizamos esse blog para contar nossa aprendizagem e prática. Nele há todo o processo de
criação dos sites em 2008, inclusive com postagens bem recentes sobre a atualização do Pbwiki e projetos que foram perdidos, feitos em 2007.
Em 2009 fizemos um passo a passo para a criação de sites no google, feito em PowerPoint, transformado em vídeo pelo Movie Maker e hospedado no
You Tube publicado também no Orkut, tudo muito simples mais de grande valia para nosso trabalho. Da mesma forma fizemos um passo a passo para a criação do Pbwiki e hospedamos no scribd , com publicação também pelo slideshare e Pbwiki que agora é PBworks, na ocasião, havia possibilidade de criar PBwiki na versão 1.0. Agregamos os diversos projetos usando o bloglines, onde é possível, com facilidade, monitorar as produções e visualizar as interações e intervenções nos diversos projetos.Nesse agregador constam 95 projetos, há 31 que foram construídos no ano de 2007 .

A lista de endereços (blogrolls) está compartilhada no blog Projetos de Aprendizagem do Curso Normal, blog criado em 2008 para a divulgação dos Projetos.Nesse blog também estão alguns dos slideshare feitos pelas alunas.Podemos citar outros recursos que utilizamos ao longo desse tempo como o Snagit cujas fotos capturadas estão em todo o nosso trabalho.

O webnotes usado em abril de 2009 para a publicação dos e-mails criados pelas alunas.Um recurso que utilizamos agora em 2009 é o Feedity , os sites do google não geram feeds o que torna impossível agregá-los , portanto, através desse recurso criamos um feed para cada um dos 37 projetos que estão em construção nesse ano. Todos os recursos que uso, coloco no menu abaixo que está barra lateral desse blog, onde estão também outros links que tenho usado desde 2006. Espero que possa ajudar.

2 comentários:

Lilian disse...

Vai concorrer com essa turma! Berna, vc e suas alunas são uma potência! Show de post!
abços
Lilian

Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada Lilian, te admiro muito e ter nosso trabalho elogiado por ti, é muito bom.
bjs