13 de maio de 2009

Documento Histórico

Resgatando documentos históricos, trabalho da Professora da Rede Estadual e Mestranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, Roseli Maria Bergozza .


Histórico da Biblioteca Machado de Assis

Ao encontrarmos no Jornal Centelha de 15 de outubro de 1933, referências para a comemoração do primeiro aniversário, da biblioteca da Escola Complementar Duque de Caxias, é evidente, que temos uma Certidão de Nascimento para a mesma, que até os dias atuais, mantêm o mesmo nome nas dependências no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.
Faz-se necessário explicitar que na busca por fontes primárias na instituição, para a realização de outro trabalho subjacente, encontramos no periódico mensal, criado pelos alunos da Escola Complementar, o texto que está transcrito na íntegra, sem correções ortográficas e tipográficas. Manteremos a grafia original.

“Biblioteca Machado de Assis – No proximo 29 completará esta utilíssima Instituição da Escola Complementar o seu primeiro aniversário de fundação. Apezar de modesta e reduzida já vem ela prestando grandes serviços à mocidade estudiosa deste estabelecimento. Conta atualmente com 191 livros perfeitamente registrados por ordem de entrada e catalogados, sob o sistema de fichas, por ordem alfabética que servem para facilitar a escolha da obra pelo sócio que solicitasse. Grande numero deles foram doados e alguns adquiridos por compra com receitas provenientes das mensalidades. O livro de movimento da biblioteca já registrou o 910º livro retirado para leitura em casa ou consulta em aula . Foi organizadora e é ainda sua tesoureira-secretária, a professora senhorinha Ida Godinho, a quem muito deve a biblioteca pela dedicação e carinho com que mantem e a administra. Por isso a Centelha a felicita, lembrando ao mesmo tempo a todos os colegas desta escola prestar- lhe uma homenagem, por ocasião desse aniversário, bem como apresenta a idéa de uma coleta para compra de alguns livros a serem presenteados nesse dia.”
Diante do exposto acima, é incontestável a data da criação da Biblioteca Machado de Assis, 29 de Outubro de 1932.

Nenhum comentário: