31 de maio de 2009
Audio Swap
30 de maio de 2009
Edição coletiva
Edição Coletiva no Projeto Leitura e Releitura, a exemplos de outros. O interessante aqui é o horário da edição pela Rúbia. Nosso encontro presencial é a tarde, minhas alunas trabalham, são ótimas!!!
26 de maio de 2009
Tecnologias Digitais
Fazendo um retrospectiva dos recursos que tenho usado no meu trabalho com as alunas desde 2007. Quando iniciei ,sabíamos que a grande maioria nunca havia tido contato com o computador, criamos uma pasta para cada grupo e um e-mail no provedor que escolhessem. A partir do e-mail, iniciamos a interação entre os pares e construímos o espaço virtual para a publicação.
Em 2007 e 2008 foi escolhido o ambiente virtual Pbwiki e, em 2009, Sites do Google, ferramentas sociais pertencentes a segunda geração Web 2.0, pois permite interações através de comentários bem como a edição coletiva, bastando para isso ser convidado, possuir um e-mail e uma senha.Todas as interações e intervenções bem como o histórico das edições ficam gravadas.Em 2008 além de seus e-mails, as alunas criaram um para o grupo e através desse, criaram o espaço virtual.Em horário de aula publicavam com o e-mail do grupo.No início de março de 2009 houve atualização do Pbwiki e muito da formatação dos projetos contruídos foi perdida, felizmente conseguimos recuperar os de 2008.
Em 2009 optamos pela publicação em sites do google pois pensamos ser esse de acesso e edição mais acessíveis. Casa componente do grupo é convidada pelo proprietário do site (criador) e, desta forma, a edição pode ser feita em casa, em Lan house, em horários extra classe com seu e-mail pessoal. O que efetivamente é um avanço.Desde 2006 utilizamos esse blog para contar nossa aprendizagem e prática. Nele há todo o processo de criação dos sites em 2008, inclusive com postagens bem recentes sobre a atualização do Pbwiki e projetos que foram perdidos, feitos em 2007.
Em 2009 fizemos um passo a passo para a criação de sites no google, feito em PowerPoint, transformado em vídeo pelo Movie Maker e hospedado no You Tube publicado também no Orkut, tudo muito simples mais de grande valia para nosso trabalho. Da mesma forma fizemos um passo a passo para a criação do Pbwiki e hospedamos no scribd , com publicação também pelo slideshare e Pbwiki que agora é PBworks, na ocasião, havia possibilidade de criar PBwiki na versão 1.0. Agregamos os diversos projetos usando o bloglines, onde é possível, com facilidade, monitorar as produções e visualizar as interações e intervenções nos diversos projetos.Nesse agregador constam 95 projetos, há 31 que foram construídos no ano de 2007 .
A lista de endereços (blogrolls) está compartilhada no blog Projetos de Aprendizagem do Curso Normal, blog criado em 2008 para a divulgação dos Projetos.Nesse blog também estão alguns dos slideshare feitos pelas alunas.Podemos citar outros recursos que utilizamos ao longo desse tempo como o Snagit cujas fotos capturadas estão em todo o nosso trabalho.
O webnotes usado em abril de 2009 para a publicação dos e-mails criados pelas alunas.Um recurso que utilizamos agora em 2009 é o Feedity , os sites do google não geram feeds o que torna impossível agregá-los , portanto, através desse recurso criamos um feed para cada um dos 37 projetos que estão em construção nesse ano. Todos os recursos que uso, coloco no menu abaixo que está barra lateral desse blog, onde estão também outros links que tenho usado desde 2006. Espero que possa ajudar.
25 de maio de 2009
Blog Educa tube
16 de maio de 2009
Espaço Virtual
O Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, foi fundado em 28 de fevereiro de 1930, portanto, há 78 anos, como Escola Complementar de Caxias do Sul, a primeira em toda a região para a formação de professores primários. (Documento sobre a criação da Biblioteca)
Em 1943 as Escolas Complementares Oficiais passaram a denominarem-se Escolas Normais. Em 1946 teve início o primeiro ciclo, Curso Ginasial e, em 1954, o segundo ciclo com o Curso Científico. Em 1959 recebe o nome de Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza.
Em 29 de maio de 2000 passou a chamar-se Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.
Atendendo atualmente cerca de 2010 alunos, 446 no Ensino Fundamental, 1145 no Ensino Médio e 420 no Ensino Médio Normal. Sendo a maior Escola Pública de nossa cidade, situando-se em um bairro de fácil acesso, recebe alunos de todas as partes da cidade, mais exatamente de 70 bairros, e municípios vizinhos especialmente para o Curso Médio Normal, onde atuo.
13 de maio de 2009
Documento Histórico
Histórico da Biblioteca Machado de Assis
Faz-se necessário explicitar que na busca por fontes primárias na instituição, para a realização de outro trabalho subjacente, encontramos no periódico mensal, criado pelos alunos da Escola Complementar, o texto que está transcrito na íntegra, sem correções ortográficas e tipográficas. Manteremos a grafia original.
“Biblioteca Machado de Assis – No proximo 29 completará esta utilíssima Instituição da Escola Complementar o seu primeiro aniversário de fundação. Apezar de modesta e reduzida já vem ela prestando grandes serviços à mocidade estudiosa deste estabelecimento. Conta atualmente com 191 livros perfeitamente registrados por ordem de entrada e catalogados, sob o sistema de fichas, por ordem alfabética que servem para facilitar a escolha da obra pelo sócio que solicitasse. Grande numero deles foram doados e alguns adquiridos por compra com receitas provenientes das mensalidades. O livro de movimento da biblioteca já registrou o 910º livro retirado para leitura em casa ou consulta em aula . Foi organizadora e é ainda sua tesoureira-secretária, a professora senhorinha Ida Godinho, a quem muito deve a biblioteca pela dedicação e carinho com que mantem e a administra. Por isso a Centelha a felicita, lembrando ao mesmo tempo a todos os colegas desta escola prestar- lhe uma homenagem, por ocasião desse aniversário, bem como apresenta a idéa de uma coleta para compra de alguns livros a serem presenteados nesse dia.”
Diante do exposto acima, é incontestável a data da criação da Biblioteca Machado de Assis, 29 de Outubro de 1932.
7 de maio de 2009
Construção
Seguramente é uma metodologia que exige horas de trabalho em casa, do contrário não funciona.
Mas o trabalho é compensador como o caso do início deste post ou como o que aconteceu com uma aluna, casada, com filhos e com uma empresa familiar, de transportes. Quando abriu seu e-mail me chamou e disse: “Professora, nossa firma não tinha nada na Internet então criei um site, meu filho desenhou um caminhão , no Paint, ele sabe, aprendeu sozinho, Olhe!!" Estava lá o site divulgando a firma, a transportadora , sendo construído pela família, liderados pela mãe, minha aluna.