4 de julho de 2008

Web 2.0?

Minhas alunas estão pesquisando, tarefa nada fácil, as alunas na sua grande maioria não sabem pesquisar, não sabem interpretar, não possuem construção própria o que penso não ser um problema só das alunas, mas de todos nós que nos formamos em uma metodologia onde tudo é dado pelo professor como pronto. Segundo Demo (1996 p.19-24):
[...] A habilidade central da pesquisa aparece na capacidade de elaboração própria, ou de formulação pessoal, que determina mais do que tudo o sujeito competente em termos formais. Argumentar, fundamentar, questionar com propriedade, propor e contrapor são iniciativas que supõe um sujeito capaz. Essa individualidade é insubstituível. [...] Uma coisa é manejar textos, copiá-los, decorá-los, reproduzi-los. Outra é interpretá-los com alguma autonomia para saber fazê-los e refazê-los [...] Ler não é apenas entender. É especificamente compreender. [...] compreender o sentido de um texto implica estabelecer relações entre o texto e o significado, colocar em movimento modos de entender e compreender, indagar possibilidades alternativas de compreensão, perceber e dar sentido (...) Aparecendo à elaboração própria, torna-se visível saber pensar e aprender a aprender [...]
Uma grande dificuldade segundo elas, é a fonte de pesquisa, ficam entre a Internet, Biblioteca, conversa e , o tempo passa, temos mais três encontros para encerrar a primeira parte. No segundo semestre deste ano, portanto, a partir de agosto, elas irão aplicar com as crianças do curso fundamental o que foi aprendido, tanto na pesquisa como no uso de ferramentas e aplicativos do computador.
Minha tarefa tem sido de incentivar, trazer para debate nos grupos, assuntos atuais e, tentar, incluí-los nos projetos que estão sendo desenvolvidos. Como por exemplo "distribuição de camisinhas na escola" poderia ser abordado pelo grupo que trata da sáude da mulher ou o caso Isabela em Violência , o trânsito nas grandes cidades em Meios de Transporte , sempre lembrando a elas que é preciso não perder o questionamento elencado no início do projeto. Ele terá que ser respondido .

Paralelo a esse trabalho, estou com 4 grupos de alunos do NEEJA, que fazem uma oficina de iniciação a alguns aplicativos como: word , excel e powerpoint. Nesses grupos, essa oficina, é o primeiro contato com um computador, para a maioria dos alunos. Oficina com Alunos do NEEJA

Nenhum comentário: