30 de agosto de 2006

2º Congresso Internacional

Amanhã vou para Porto Alegre, participar do 2º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, como não podemos ir todas, quando voltar "transmito". A Adriana na foto comigo e minhas demais colegas ficarão trabalhando.Vou ficar com saudades.

27 de agosto de 2006

Adoro!!!

Tenho que contar para vocês, já havia descoberto que é possível editar o modelo, mas pensei que era só no espaço dos links. Não é, no modelo podemos criar um novo blog, é fantástico, eu adoro. Mas devo dizer que estou em dia com minhas tarefas nas disciplinas, só no PROA 6, sei o que é para fazer mas para nossa turma não está disponível. E no PROA 3 tenho que descobrir o que é "positivismo lógico", para entender uma citação de Piaget.No livro Jean Piaget de Thomas Kesselring; tradução de Antonio Estevão Allgayer e Fernando Becker (1993). Observações sobre a técnica de trabalho de Piaget diz:
“ Quando estudantes norte –americanos lhe perguntaram de que modo ele, que examinara a criatividade das crianças, teria chegado pessoalmente às suas idéias, nomeou três fatores entre si complementares: “ O primeiro é não ler nada daquilo que já foi escrito sobre a matéria da qual no momento se está ocupado; a leitura só deve ser feita depois. O segundo método é ler tudo o que for possível acerca de áreas de conhecimento vizinhas à matéria em estudo.. Para o estudo da inteligência são essas naturalmente, de um lado a biologia e de outro lado a matemática e a lógica, etc, incluída a sociologia e tudo aquilo que contorna o objeto com que está lidando. e o terceiro método é este: Deve-se ter um bode expiatório. O meu é o positivismo lógico.” (Págs 47, 48)

20 de agosto de 2006

Conhecimento pelos sentidos?

"Por séculos em nossa cultura ocidental acreditamos que a inteligência recebe o conhecimento dos objetos diretamente pelos sentidos!E isso orientou nosso "ensino". Há anos recorremos aos áudio-visuais, depois passamos a usar materiais multi-sensoriais, e agora estamos buscando "recursos digitais integrados. Sempre orientados pelas mesmas certezas!"
E essa descoberta em que poderá mudar nossa prática pedagógica?"
Visitando o fórum da Professora Léa Fagundes,copiei essa mensagem que ela enviou a uma aluna.Lembrei-me do meu estágio, como professora de séries inicias, no ano de 1975, fui muito bem na avaliação de minhas supervisoras, usava muito cartazes, a parede toda coberta, ficava até de madrugada para dar conta.
Um dia levei um rádio como "incentivo" para uma atividade, fui muito eleogiada pois estava inovando.
Venho dessa escola qua a professora Léa descreve aqui, estou conhecendo somente agora a teoria construtivista, ouvia falar, mas não conhecia a essência os fundamentos. Que pena!!

12 de agosto de 2006

Piaget

Estou lendo Piaget, procuro por livros... textos, é difícil.
Essa semana aprendi, com a professora Luciane, do PROA 3, a diferença entre três teorias de conhecimento.
"Normalmente quando falamos de estímulo-resposta associamos ao behaviorismo (+ ligado ao empirismo), e quando utilizamos insight,a teoria da gestalt (apriorismo). Piaget não é nem empirista nem apriorista, e sim construtivista."( Professora Luciane-08/06).
Gota por gota vou assimilando.

9 de agosto de 2006

À Espera


Coloquei essa foto para acalmar-me. Sabem aquela gripe que "derruba"? Peguei.
Sabem quando não se quer emagrecer? Emagreci 2 quilos no mínimo.
Sabem quando se tem mil coisas para fazer? Pois é. Estou aqui tentando recuperar-me, hoje vou ficar lendo alguns textos e esperar que tudo melhore.

7 de agosto de 2006

Um Lugar


Adoro ler Nietzsche, em "Assim Falou Zaratustra" Ele escreveu:
"Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia. Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável, e esta é a dormideira da alma."