20 de agosto de 2006

Conhecimento pelos sentidos?

"Por séculos em nossa cultura ocidental acreditamos que a inteligência recebe o conhecimento dos objetos diretamente pelos sentidos!E isso orientou nosso "ensino". Há anos recorremos aos áudio-visuais, depois passamos a usar materiais multi-sensoriais, e agora estamos buscando "recursos digitais integrados. Sempre orientados pelas mesmas certezas!"
E essa descoberta em que poderá mudar nossa prática pedagógica?"
Visitando o fórum da Professora Léa Fagundes,copiei essa mensagem que ela enviou a uma aluna.Lembrei-me do meu estágio, como professora de séries inicias, no ano de 1975, fui muito bem na avaliação de minhas supervisoras, usava muito cartazes, a parede toda coberta, ficava até de madrugada para dar conta.
Um dia levei um rádio como "incentivo" para uma atividade, fui muito eleogiada pois estava inovando.
Venho dessa escola qua a professora Léa descreve aqui, estou conhecendo somente agora a teoria construtivista, ouvia falar, mas não conhecia a essência os fundamentos. Que pena!!

4 comentários:

nilva disse...

Oi Berna!
Sabe, a nossa falta de tempo nos impede de conhecer muitas coisas legais que poderia mudar a nossa prática pedagógica.O tempo nos atropela e vamos deixando para depois o que parece ser menos importante.Perdemos muito. E é mesmo uma pena!
Abraços
Nilva

Teresinha Bernardete Motter disse...

Abraço, Nilva, gosto de receber tua visita.
Uma boa semana para ti.
bsj
Berna

Teresinha Bernardete Motter disse...

Abraço, Nilva, gosto de receber tua visita.
Uma boa semana para ti.
bsj
Berna

nilva disse...

Oi Berna!
Sabe, a nossa falta de tempo nos impede de conhecer muitas coisas legais que poderia mudar a nossa prática pedagógica.O tempo nos atropela e vamos deixando para depois o que parece ser menos importante.Perdemos muito. E é mesmo uma pena!
Abraços
Nilva