12 de novembro de 2014

People. Net In Education-Congresso de Redes Sociais Aplicada à Educação

Divulgando  o Evento "People.Net In Education" que , em todas suas edições, foi estruturado para discutir as novas tecnologias e a educação, do ensino infantil até a pós-graduação, ensino de línguas e educação corporativa. O publico alvo são professores, pesquisadores, alunos de mestrado, doutorado, diretores de escolas, secretários de educação e todos mais envolvidos com o mundo da educação.
Neste ano terá  como palestrantes, entre outros:
Prof. Valente (UNICAMP),  Prof. Moran (PUC_SP),  Prof Alexandre Campos (Google) a Professora Valdenice (Dante Alighieri) - Prof. Olavo Nogueira da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Fundação Vanzolini, Fundação Lemann dentre outros palestrantes e debatedores.
O congresso será transmitido via Internet, já confirmada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para todas as escolas publicas do estado, com mais de 5000 unidades. Neste universo  é esperado  mais de 60.000 pessoas assistindo , somente da rede pública.
Que pena que não será transmitida também para o RGS.
Confiram toda a programação no Site 


2 de abril de 2014

As inquietações e necessidades dos professores no século XXI

No dia 12 de abril (sábado), das 8h30 às 12h30, o Colégio Farroupilha, com o apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, promove a segunda edição do evento “Inteligência Coletiva: Quais as inquietações e necessidades dos professores no século XXI?”. Interessados em participar do evento devem efetuar a pré-inscrição, até o dia 09 de abril, no hotsite: www.professoresinquietos.com.br, respondendo à seguinte pergunta: “Por que eu faço a diferença em sala de aula?”. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas gratuitas para educadores de escolas públicas e privadas.

Confira, abaixo, os palestrantes convidados:

 Palestra Principal
 Viviane Mosé
Psicóloga e psicanalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora há mais de 30 anos, iniciou sua vida docente aos 18 anos como professora do Curso de Formação para Professores da Educação Infantil. A partir daí trabalhou em diversas instituições públicas e privadas de graduação e pós-graduação. Em 2005 e 2006, desenvolveu e escreveu com Daniel Duarte o quadro Ser ou Não Ser, onde apresentou no Fantástico da TV Globo, temas da filosofia em uma linguagem cotidiana. É autora de diferentes livros e comentarista da Rádio CBN no programa Liberdade de Expressão.

Compartilhando experiências
Nássara Scheck
Formada em Magistério e em Educação Física, é diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, onde trabalha há 28 anos. Já passou pelas funções de regente de classe do Jardim à 4ª série, professora de Educação Física e vice-diretora. Integra o Conselho de Professores da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e é reconhecida por transformar a escola onde atua aliando diferentes agentes como professores, alunos e famílias em prol de melhores resultados, mesmo diante das dificuldades.

Leonardo Rocha
Pedagogo, Especialista em Alfabetização e Mestrando em Gestão Educacional, é professor municipal dos anos iniciais, tendo experiência com Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização. Atuou no magistério estadual como professor da Educação de Jovens e Adultos. Conta com trabalhos publicados em eventos internacionais e nacionais nas áreas de alfabetização, interdisciplinaridade e numeramento. O professor falará sobre a alfabetização e ensino de Ciências com possibilidades de trabalho interdisciplinar.


Marícia Ferri
Graduada em pedagogia, Marícia Ferri tem pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional, é mestre em educação e doutora em educação pela PUCRS. Marícia já exerceu cargos de assessoria técnica de educação, supervisão educacional e direção pedagógica de colégios particulares. Atualmente é diretora pedagógica do Colégio Farroupilha e falará sobre sua experiência na educação e sobre o projeto da Escola de Professores Inquietos.


Adriana Gandin
Pedagoga, Especialista em Gestão de Pessoas é autora de dois livros e diversos artigos com temas ligados à educação e ao uso da tecnologia. Desde 1997 dedica-se à formação de professores e ao estudo sistemático do trabalho com projetos e ministra assessorias, oficinas e palestras. É coordenadora pedagógica na rede particular e docente de cursos de pós-graduação. É uma das idealizadoras e diretora pedagógica do projeto iPad na Sala de Aula para formação e assessoria de professores para o uso de tecnologia no contexto educacional.


Workshop | O professor e os desafios da sala de aula
Dinâmicas de Grupos com professores de escolas públicas e privadas inscritos a partir dos temas: NOVAS TECNOLOGIAS; NOVAS DINÂMICAS DE SALA DE AULA; PROJETOS INTERDISCIPLINARES; A INTERNET EM AULA; e O ALUNO DO SÉCULO XXI

Serviço:
O quê: “Inteligência Coletiva: Quais as inquietações e necessidades dos professores no século XXI?”
Quando: 12 de abril de 2014 (sábado)
Horário: 8h30 às 12h30
Onde: Auditório do Colégio Farroupilha (Rua Carlos Huber, 425 – Bairro Três Figueiras)
Quem pode participar: Professores das redes pública e privada
Pré-inscrição no site:http://www.professoresinquietos.com.br/ respondendo à seguinte pergunta: "Por que eu faço a diferença quando estou em sala de aula?"
Número de vagas: 200, todas gratuitas. 

27 de fevereiro de 2014

Projetos Premiados

Finalmente consegui assistir aos vídeos do Prêmio Victor Civita 2013 , gosto de conhecer os projetos de professores  premiados, saber qual  a prática pedagógica, como usaram as Tecnologias Digitais, como foi  o processo. Sendo que são professores de várias regiões do nosso país, regiões essas  com características tão diferentes.
Sabemos que muitos projetos  são  realizados nas escolas, na sua maioria não documentado, não escrito e enviado, não publicado, então perde-se em algum caderno, gaveta ,pasta  ou  em algum computador.
Esses professores acreditaram em seu trabalho e assim podemos ter a oportunidade de aprender com suas experiências. Dez educadores  foram vencedores , podemos conferir nesse endereço 


A professora  classificada em primeiro lugar (foto acima) trabalhou Alfabetização e Comunicação Visual. Iniciou com uma visita ao “Sacolão de frutas verduras e legumes” onde os alunos fizeram uma lista  com  os produtos que liam nas “plaquinhas” de vendas dos mesmos.
Há vídeos dos alunos fazendo essa atividade, portanto, foi documentado desde o início do processo.
Ainda, a atividade teve continuação, pois procuraram na Internet informações sobre os produtos, liam e interpretavam pequenos textos retirados do computador. Criaram frases que eram digitados  pelos alunos e corrigidas por todos na lousa digital em conjunto.
Confeccionaram novas  placas com preço  das frutas ,  verduras e legumes e informações sobre suas propriedades, agora,  muito  mais completas e bonitas.
Eles mesmos foram colocá-las na feira sentindo a importância de saber que o que eles escreveram não ficaria somete na sala de aula em seus cadernos.
Percebo que todos eles foram construídos com práticas pedagógicas  centradas na aprendizagem do aluno, no protagonismo desses e, também   por isso selecionados para receberem o destaque.
A exemplo do projeto da professora vencedora os demais ganhadores tem muitas  características em comum :
Ler e Escrever- produzir pequenos textos orientados pela professora, apropriação de termos, autonomia no texto a partir do conhecimento dos alunos.
Vivenciar a aprendizagem além da escola, conhecer a história do lugar onde moram, valorizar as vivências dos alunos.
O papel das tecnologias digitais nesses projetos ? De complementação, de apoio, de tornar mais atraente mais fácil para alunos e professores. A tecnologia não  funciona como metodologia ela é  aliada a uma concepção a uma prática  pedagógica qualificando o processo.