Finalmente consegui assistir aos vídeos do Prêmio Victor Civita 2013 , gosto de conhecer os projetos de professores premiados, saber qual a prática pedagógica, como usaram as Tecnologias Digitais, como foi o processo. Sendo que são professores de várias regiões do nosso país, regiões essas com características tão diferentes.
Sabemos que muitos projetos são realizados nas escolas, na sua maioria não documentado, não escrito e enviado, não publicado, então perde-se em algum caderno, gaveta ,pasta ou em algum computador.
Esses professores acreditaram em seu trabalho e assim podemos ter a oportunidade de aprender com suas experiências. Dez educadores foram vencedores , podemos conferir nesse endereço
A professora classificada em primeiro lugar (foto acima) trabalhou Alfabetização e Comunicação Visual. Iniciou com uma visita ao “Sacolão de frutas verduras e legumes” onde os alunos fizeram uma lista com os produtos que liam nas “plaquinhas” de vendas dos mesmos.
Há vídeos dos alunos fazendo essa atividade, portanto, foi documentado desde o início do processo.
Ainda, a atividade teve continuação, pois procuraram na Internet informações sobre os produtos, liam e interpretavam pequenos textos retirados do computador. Criaram frases que eram digitados pelos alunos e corrigidas por todos na lousa digital em conjunto.
Confeccionaram novas placas com preço das frutas , verduras e legumes e informações sobre suas propriedades, agora, muito mais completas e bonitas.
Eles mesmos foram colocá-las na feira sentindo a importância de saber que o que eles escreveram não ficaria somete na sala de aula em seus cadernos.
Percebo que todos eles foram construídos com práticas pedagógicas centradas na aprendizagem do aluno, no protagonismo desses e, também por isso selecionados para receberem o destaque.
A exemplo do projeto da professora vencedora os demais ganhadores tem muitas características em comum :
Ler e Escrever- produzir pequenos textos orientados pela professora, apropriação de termos, autonomia no texto a partir do conhecimento dos alunos.
Vivenciar a aprendizagem além da escola, conhecer a história do lugar onde moram, valorizar as vivências dos alunos.
O papel das tecnologias digitais nesses projetos ? De complementação, de apoio, de tornar mais atraente mais fácil para alunos e professores. A tecnologia não funciona como metodologia ela é aliada a uma concepção a uma prática pedagógica qualificando o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário