12 de novembro de 2006

Projeto O Café na Saúde

Minha Avaliação do Projeto
Iniciei a avaliação do Projeto Café na Saúde pelos mapas, verifiquei que os conceitos relacionados com o café , os benefícios e danos para a saúde, foram contemplados perfeitamente durante o projeto. Esses conceitos desde o início não sofreram alterações significativas, foram sim, sendo aprofundados com referências técnicas, científicas e médicas.
As maiores alterações ocorreram nos conceitos: vários tipos de café, indústria preço, qualidade e influência do mercado de consumo, nesses conceitos estabeleceu-se uma rede de pesquisa e, ao meu ver, ampliou conhecimentos que no início do projeto não estavam previstos, foram surgindo no processo.
Ao visitar cada página tive a grata satisfação de encontrar inúmeras informações, num visual muito agradável para a leitura. O grupo soube usar fotos e gráficos específicos sobre o assunto.
A questão inicial, “ Efeitos do café na saúde: positivos ou negativos?" Foi respondida de maneira clara e argumentada em todos os aspectos.
Através da leitura descobri que a cafeína é vitamina e, como a Fátima coloca em sua conclusão "
o café faz bem para o organismo, podendo até protegê-lo de algumas doenças quando ingerido em quantidades corretas, ou seja:
De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão, o consumo de até cinco xícaras de café por dia contribui na prevenção de várias doenças, como o câncer de cólon, diabetes, a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer. Isso porque ele possui propriedades antioxidantes e protege os neurônios
Pesquisas médicas mostram que o café pode prevenir a depressão/ suicídio, mas pacientes com depressão e idéias suicidas precisam de tratamento médico especializado, pela gravidade da doença, perfeitamente tratável com grande sucesso com medicamentos e terapia cognitivo-comportamental. Pacientes alcoólatras também precisam de tratamento médico e o consumo de café ajuda a manter a remissão do alcoolismo, evitando um grave problema do alcoolismo, a cirrose.O café melhora a atenção, concentração e o aprendizado escolar, sendo a bebida mais recomendada para estudantes de todas as idades, em casa e na merenda escolar. Estudos mostram também que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e outras.

O grupo composto por minhas colegas Fátima, Cleonice e Lúcia está de parabéns pelo trabalho, visivelmente construído de maneira participativa e cooperativa nos aspectos teóricos e de apresentação das páginas.

3 comentários:

cleonicefagundes disse...

Colega Bernardete!
Com muito prazer que temos você como colega, com sua dedicação e capacidade de registrar no seu blog os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.Também sinto-me feliz em saber que escolheu nosso PA "Café na Saúde" para fazer sua avaliação.Legal!Obrigada!

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, amiga e colega Berna. Graças a tua ajuda, consegui instalar novo contador de visitas no meu blog. Zerei tudo, mas melhor assim... Obrigado pelas dicas e pela disponibilidade de auxiliar os colegas. Um abração.

sucesso disse...

Berna, agradeço pelo convite para participar dessa ofcina.
É ótimo partilhar esses momentos com as colegas.
Um abraço,
Tânia