
Nesse caminho, naturalmente surgiram o Apriorismo e Empirismo e eu consegui fazer uma reflexão da minha prática pedagógica, embasada em conhecimentos adquiridos nessa disciplina e no PROA4.
Para vocês terem uma idéia, no início, eu pensava que o grande colaborador de Piaget "Inhelder" fosse homem e que J. A. Castorina, outro autor muitas vezes citado, fosse mulher.
Iniciei com o método clínico que penso, entendi bem, estudei os estágios de desenvolvimento, desde o sensório-motor até o pensamento formal. A segunda tarefa , distinguir os diferentes tipos de intervenções que aconteceram em algum momento na parte presencial, fizeram com eu aprendesse, na prática a estratégia usada por Piaget . Preciso ver com mais detalhes os tipos de respostas dadas pela criança: não importismo, fabulação, crença sugerida, crença desencadeada e a crença espontânea. Já iniciei minhas leituras a respeito.
Aprendi o que é Positivismo Lógico, que “insigth”, na teoria Piagetiana não existe porque o “de repente” não passa de uma ilusão produzida pelo desfecho de um longo processo quase totalmente inconsciente, segundo Fernando Becher (1999). "Leio" agora, com significado.
O que chamou muito minha atenção foi a passagem do egocentrismo intelectual para a cooperação. Que sozinho nenhum indivíduo conquista o progresso lógico , a matemática está aqui, operações, reciprocidade, reversibilidade, cooperação. Ás operações de um indivíduo isolado correspondem, na interação social, as "co-operações , segundo Thomas Kesselring(1993).
Com certeza vou continuar meus estudos em busca de novos conhecimentos e na realização da (re)leitura das fontes citadas.
Foto capturada do site: http://www.piaget.org/
Um comentário:
Oi Bernadete
Teu blog está ótimo, sempre com muita produção. E passei pra te dizer que escolhi o teu projeto para avaliar, espero contemplar tuas expectativas. Abraços Fátima
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