2 de novembro de 2006

Auto-Avaliação-PROA03

Tudo começou há 4 meses atrás quando eu nada sabia da Epistemologia Genética, ou seja, da teoria de como se adquire conhecimento de Piaget. Depois de ler os textos disponíveis no curso procurei por outra fontes, queria saber. Fui descobrindo com a ajuda da professora e de minhas colegas, quais os autores mais fiéis a teoria Piagetiana.
Nesse caminho, naturalmente surgiram o Apriorismo e Empirismo e eu consegui fazer uma reflexão da minha prática pedagógica, embasada em conhecimentos adquiridos nessa disciplina e no PROA4.
Para vocês terem uma idéia, no início, eu pensava que o grande colaborador de Piaget "Inhelder" fosse homem e que J. A. Castorina, outro autor muitas vezes citado, fosse mulher.
Iniciei com o método clínico que penso, entendi bem, estudei os estágios de desenvolvimento, desde o sensório-motor até o pensamento formal. A segunda tarefa , distinguir os diferentes tipos de intervenções que aconteceram em algum momento na parte presencial, fizeram com eu aprendesse, na prática a estratégia usada por Piaget . Preciso ver com mais detalhes os tipos de respostas dadas pela criança: não importismo, fabulação, crença sugerida, crença desencadeada e a crença espontânea. Já iniciei minhas leituras a respeito.
Aprendi o que é Positivismo Lógico, que “insigth”, na teoria Piagetiana não existe porque o “de repente” não passa de uma ilusão produzida pelo desfecho de um longo processo quase totalmente inconsciente, segundo Fernando Becher (1999). "Leio" agora, com significado.
O que chamou muito minha atenção foi a passagem do egocentrismo intelectual para a cooperação. Que sozinho nenhum indivíduo conquista o progresso lógico , a matemática está aqui, operações, reciprocidade, reversibilidade, cooperação. Ás operações de um indivíduo isolado correspondem, na interação social, as "co-operações , segundo Thomas Kesselring(1993).
Com certeza vou continuar meus estudos em busca de novos conhecimentos e na realização da (re)leitura das fontes citadas.
Foto capturada do site: http://www.piaget.org/

Um comentário:

Fátima disse...

Oi Bernadete
Teu blog está ótimo, sempre com muita produção. E passei pra te dizer que escolhi o teu projeto para avaliar, espero contemplar tuas expectativas. Abraços Fátima