28 de julho de 2010

Prêmio Educadores Inovadores 2010

Infelizmente não poderei comparecer no Prêmio Educadores Inovadores 2010, agradeço publicamente a Microsoft pelo convite e espero que os professores selecionados esse ano tenham tantos momentos felizes como nós de 2009 vivemos!!!

Para saber mais acesse: projetos finalistas e vote no projeto, que em sua opinião, é o mais inovador!

26 de julho de 2010

Conhecimento-Habilidades-Competências

Em 1999 escrevi sobre o Ensino Médio no Brasil,queria aprender o que acontecia nas escolas quando uma nova lei passa a vigorar. Agora dez anos depois tenho mais para acrescentar, para aprender.Tenho ouvido muito por parte de alguns professores, que o conteúdo deixou de ser importante . Os parâmetros Curriculares Nacionais do E.M. falam em habilidades e competências e é nelas que devemos focar a reforma curricular.
Como construir habilidades sem conhecimento? Como ter competência sem ter desenvolvido habilidades específicas, conhecimentos específicos?
Penso que o principal da reforma curricular do E.M. deve ser focada na metodologia, na prática pedagógica , deixar o aluno ser responsável pela sua aprendizagem, ter competêcia para utilizar os conhecimentos construídos na resolução de problemas pessoais e profissionais.
Deixo aqui tópicos dos PCN que julgo serem bem esclarecedores na questão do que é importante mudar no E.M.


PCN

14 de julho de 2010

Brincadeiras Antigas&Modernas


Através de uma iniciativa da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo foi publicado uma pesquisa chamada Mapa do Brincar onde crianças de todo o Brasil contam quais são suas brincadeiras preferidas, o trabalho é muito interessante pois mostra as brincadeiras por categoria e por região. Dos projetos que estamos desenvolvendo esse ano um grupo de alunas está trabalhando com Brincadeiras Infantis, tentando responder a questão: Quais brincadeiras foram mais utilizadas na educação desde a década de trinta até os dias atuais.
Lendo a pesquisa não encontrei a brincadeira chamada Vai e Vem que minhas alunas estão pesquisando, também sobre jogos on-line que na pesquisa de campo feita aqui na escola, foi citado por 56% como brincadeira que eles mais conhecem.Jogo on line não é considerado como brincadeira?