26 de fevereiro de 2010

Revista Profissão Mestre

Na última edição da Revista Profissão Mestre ,um artigo do Professor Alex Vieira dos Santos. Alex foi vencedor em terceiro lugar na categoria Conteúdo na etapa mundial do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft.
Nesse artigo ele fala sobre a mudança na forma de avaliação dos professores de escolas públicas. Hoje no RGS um plano de carreira (que vem sendo exaustivamente discutido),nesse plano, os professores são avaliados todos os anos por regras gerais como por exemplo: publicações, cursos, seminários, assiduidade, etc.. pela direção das escolas, embora essas promoções estejam atrasadas há anos ( pagamento), por enquanto vigoram. Desta forma oportuniza a mudança de classe , cada promoção , um acréscimo de 10% em suas remunerações sendo da classe A até a classe F, permitindo assim que o professor tenha um acréscimo de 50 % no final de carreira. Não tenho estatístas oficiais, mas penso que poucos aposentam na última classe.

O professor fala do descaso dado à educação em especial a educação pública em um sistema que insiste em priorizar uma estrutura de carreira que não influencia no desempenho dos professores.

Penso que há muitas vantanges na meritocracia profissional o que preocupa-me é por quem e de que forma seremos avaliados.Artigo do professor Alex Vieira dos Santos

Nenhum comentário: