7 de março de 2008

Estar na "Rede"


Vou escrever hoje sobre a vivência de entrar "na rede"e de todas as dificuldades encontradas para permanecer nela, dificuldades que ficam para traz quando conseguimos ver resultados positivos. Iniciei em um laboratório de escola em 2003, com máquinas novas, boas, projetos simples com algumas turmas, foi o início de aprendizagem para mim. No outro ano colocamos Internet e fomos evoluindo, fizemos o primeiro projeto sobre o Referendo, foi assim que conheci o HTML, junto com os alunos. Em 2006 iniciei o curso de especialização na UFRGS e fui trabalhar no NTE, no segundo semestre já estava dando oficina de blog, "na cara e na coragem" Oficina de Blog.
Contei isso para dizer que das colegas que fizeram a oficina, somente uma continuou, e, está na rede. Veja figura acima.
No curso também tivemos a disciplina de Blogs com as professoras Suzana e Iris, de todos os colegas de minha turma específica (turma 3) ,eu conheço somente um que continua o José Roig, Letra Viva , que já comentei a respeito recebe de 100 a 200 visitas por dia, é um sucesso.Portanto, a maior dificuldade que vejo na questão de levar a frente a idéia de entrar e ficar na rede é COMO capacitar as pessoas para isso.Em oficinas temos encontro marcado,recursos, local, horário , nas disciplinas feitas da mesma forma e mesmo assim, se fizermos um levantamento dos professores que participaram e continuam na rede é o mínimo.
A minha grande motivação para continuar foi sair do NTE (fiquei só um ano), e ir trabalhar com as alunas do curso Normal, na escola havia laboratório de informática, pouco usados.Uma oficina de Ciências Exatas e Humanas, era a oportunidade para aplicar a metodologia que havia aprendido no meu curso.(PA).
Houve 40 projetos, construção de conhecimento significativos, na metade deles. Continuam postando, 02 grupos.
Projetos das alunas
O trabalho foi de 8 meses, com encontros semanais de 2 horas, tenho certeza que passei para a grande maioria a idéia de usar uma prática pedagógica no laboratório de informática em ambiente virtual. Se alguma delas e, eu acredito que sim, continuar essa aprendizagem terei feito minha parte.
Saliento um trecho do Texto da Professora Rosa Maria Bueno Fischer " Mídia e Produção de Subjetividade" para reflexão:
" Como a família e a escola sofreram um deslocamento em suas funções e contarem hoje a companhia da publicidade e dos meios de comunicação e de informação, os quais se investem também de um suposto papel pedagógico, autoriza-nos a afirmar talvez a absoluta necessidade de buscar definir melhor a especificidade da prática pedagógica escolar, para estes tempos.(...)"

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Teresinha

Eu recém havia enviado um email para a lista edublogosfera quando achei esta tua postagem no GReader.

Falei justamente sobre esta 'presença na rede'. Há tempos eu ando questionando a falha dos nossos cursos online em garantir esta presença online. Fiquei pensando nas inúmeras capacitações feitas pelo Proinfo, a criação dos NTEs e, nem assim, os professores marcam a sua presença online.

Diversos NTEs nem página tem e os que as tem, muitas se encontram desatualizadas.

E aí eu fico me perguntando onde está a falha... No curso que tu fizestes, demos a disciplina de blogs na educação para quase 100 alunos e procuramos planejá-la de modo a formar a rede e trabalhar a autonomia e a autoria.

Muitos usaram seus blogs apenas como uma tarefa a cumprir. Terminado o curso aposentaram o caderno.

Este ano eu convidei todos os professores do Curso a entrar na lista Blogs Educativos de modo a continuar em rede e compartilhando. Quase não houve resposta.

E eu me pergunto, o que de diferente aconteceu contigo, com o José e com alguns outros colegas que fizeram diferente? E o quê nós professores do curso poderíamos ter feito diferente de modo a motivar esta presença online?

Isto seria um tema muito , mas muito mesmo, interessante para uma postagem.

abraço

Suzana

Jocemara disse...

Olá Teresinha!
Fiquei muito feliz por ser citada em seu blog.Sei que você tem me acompanhado desde 2006, quando fiz a oficina contigo. Obrigada pela atenção e carinho.
Um abraço,
Joce

Jocemara disse...

Olá Teresinha!
Fiquei muito feliz por ser citada em seu blog.Sei que você tem me acompanhado desde 2006, quando fiz a oficina contigo. Obrigada pela atenção e carinho.
Um abraço,
Joce