9 de março de 2008

Permanecer na Rede


Por que entrei na rede e porque continuo nela? Entrei porque precisei fazer um blog para o Curso de Especialização. Só tinha uma idéia sobre blog, me foi apresentado pela Marli em 2005, no NTE de Caxias do Sul numa oficina de 2 horas.
Desde o início o que mais me atraia era editar em HTML, gostava de “mexer”, não tinha receio, ao mesmo tempo, nas disciplinas do curso iniciava minha aprendizagem sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Então postava a respeito das leituras e buscava ferramentas para usar no blog, foi a atividade que mais gostei, ficava até tarde da noite sem ver o tempo passar.
Comecei a postar e a colocar em forma de link tudo o que precisava para o
Curso e o que preparava para a capacitação dos professores no meu então trabalho no NTE, tudo estava ali, quando tinha que ir para alguma escola a minha primeira pergunta era: "Há Internet ai?" Se houver não preciso levar nada pois tudo o que eu precisava estava lá no meu blog.
E assim foi, durante uma ano, pois como já comentei , fui para uma escola, o que fez com que a minha “produção” aumentasse a tal ponto, que agora até minhas aulas são preparadas no blog,
Projetos das alunas , preparei hoje, parte da primeira aula , um texto e um gráfico sobre aprendizagem.
Sei que é um privilegio, pois minha oficina é em um laboratório de Informática. Se não tiver Internet não tenho nada. O meu espaço virtual é um espaço da minha vida , faz parte dela.
A professora Suzana perguntou-me na postagem anterior a essa “
e o quê nós professores do curso poderíamos ter feito diferente de modo a motivar esta presença online?”
Penso que nada diferente do que foi feito, houve uma disciplina de 5 semanas, especificamente para blog, era esse o tempo, com interação e intervenções a todo o momento para que houvesse aprendizagem, com dedicação intensa por parte das professoras. Foi uma disciplina específica para conhecer ferramentas e aplicativos com a finalidade de enriquecer e qualificar o trabalho publicado até então e, naturalmente continuar.
Parece-me que uma “certa fluência “ tecnológica foi importante e ajudou , mas é possível ir adquirindo ao longo do tempo, aprendendo.
Vejo que mesmo participando de um formação especializada, a grande maioria dos colegas não continuaram a manter seu espaço na rede, atribuo fundamentalmente a falta de “motivação” de esforço para continuar aprendendo, Não é fácil exige trabalho diário , como estamos em um espaço de discussão virtual ,
Edublogosfera ,comprovamos que a dificuldade não é só nossa, é de todos .É muito mais fácil, desistir.
Mas a continuação, a pemanência , depende de estar incentivado para...,ter retorno de..., fazer parte de..., é aqui, parece-me, que entram os professores multiplicadores, não consigo ver um NTE, onde professores são capacitados para atuarem em LIE não possuirem material de apoio em um espaço virtual, não terem um "lugar" atualizado onde é possível ocorrer interação e cooperação entre eles. Se não há , algo não está correto, pois como motivá-los a estar em um espaço onde não estamos?

Nenhum comentário: