20 de dezembro de 2007
14 de dezembro de 2007
Curso de Especialização
21 de novembro de 2007
Mostra de Talentos
4 de novembro de 2007
Plano de Aula
Aqui o Plano de Aula de uma de minhas alunas, do grupo PNEEs . Destaco esse trabalho que iniciou com 3 componentes , duas desistiram do curso normal , ficando somente uma, a Eva. Com muita dedicação está conseguindo levar o trabalho até seu final com o Plano de Aula tendo relação com a construção feita. Aqui teve a ccoperação da colega Daniela do grupo Medo na Infância que scanniou as fotos do livro para que ela publicasse essa página. Parabéns Eva.Para visualizar melhor é preciso visitar a página, no link acima, Plano de Aula 1ª Série.
27 de outubro de 2007
Blog Colaborativo
24 de outubro de 2007
Saúde No Brasil
12 de outubro de 2007
Aplicação com alunos da 4ª série
6 de outubro de 2007
Programa Sua Escola
O Programa Sua Escola a 2000 por Hora vem desenvolvendo ações para a construção de ações educativas que promovam a aprendizagem, de maneira criativa e inovadora, utilizando o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação e possibilitando a formação integral do indivíduo tomando por base quatro pilares fundamentais: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.
Uma dessas ações é o portal do Programa Sua Escola a 2000 por Hora, que está estruturado nos 4 pilares da tecnologia na educação, ou seja em 4 áreas - Comunique, Pesquise, Interaja e Aprenda. Assim, o portal pode ser usado para acesso a informações, comunicação (interação entre pessoas), disseminação de experiências e aprendizagem colaborativa. Nesta EAC (Experiência de Aprendizagem Colaborativa) iremos vivenciar e propor estratégias de aprendizagem, fazendo uso do portal do Programa Sua Escola. Escola 2002
Minhas alunas estão reclamando que não tenho postado sobre os Projetos, estamos em fase de planejamento. Cada grupo está preparando planos com o conteúdo desenvolvido nos projetos para aplicá-los com uma turma de alunos ou para a apresentação para as colegas. Aguardem todos os trabalhos serão comentados aqui. Enquanto isso estou participando do curso descrito acima.
22 de setembro de 2007
Sob as Ondas
Sob as Ondas
Simulação de como ficaria a zona sul do Rio de Janeiro se o nível do mar subisse 12 metros. Pesquisadores dizem que isso poderia ocorrer, no fim do século, com o derretimento da Groenlândia e de parte da Antártida.Projeto Aquecimento Global ver reportagem completa:Aquecimento Global
8 de setembro de 2007
Projetos
3 de setembro de 2007
Turma 3208
No início deste trabalho tivemos muita dificuldade, pensávamos até em trocar de assunto, mas com muito incentivo da professora Bernardete, fomos em frente.
Começamos a pesquisa, fomos nos aprofundando no assunto e achamos muito interessante, que até então não sabíamos, fomos descobrindo ao decorrer da pesquisa.
Que os adolescentes correm os risco, fazem sexo sem segurança nenhuma.
Como vocês viram, para a população em geral, afora a camisinha todos os métodos anticoncepcionais são de responsabilidade da mulher, esperamos que as pesquisas coloquem no mercado novos métodos de utilização também masculina.
Mesmo assim, a responsabilidade pela gravidez é do homem e da mulher.O método anticoncepcional é para ser discutido pelo casal.
Caso você tenha tido relações sexuais sem ter providenciado anticoncepcional, ou a camisinha tenha furado na relação e você pensa que pode estar grávida ou ter engravidado alguém, converse com seus pais ou um adulto responsável.
Por maior que seja seu receio dessa conversa, é melhor tê-la o quanto antes.
Não queira SE LIVRAR da gravidez, sozinha ou com uma pessoa que não seja um médico.
As consequencias podem ser muito sérias para sua saúde física e mental.
26 de agosto de 2007
Oficina com alunas do Magistério
Estamos finalizando a primeira parte de nosso trabalho na oficina com as alunas do Magistério, onde aplicamos a metodologia de trabalhar com PA.
Na metodologia de aprendizagem por projetos, uma prática pedagógica baseada na construção de conhecimento, ao invés de dar o raciocínio pronto, o professor falando e o aluno ouvindo, o professor passa a ser desafiador, ou seja, aquele que abre espaço à participação dos alunos, favorece a autonomia na escolha, questiona e problematiza para gerar conflitos cognitivos e com isso, o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Essa forma de trabalhar a construção de conhecimento implica numa grande mudança de concepção pedagógica, portanto, uma possibilidade de mudança na prática. Como nos diz Magdalena e Costa (2003):
[...] uma proposta de trabalho em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. [...] que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade em geral. [...] em um ambiente onde os alunos são apoiados e incentivados [...] ação, envolvimento e focalização da atenção dos alunos nas atividades, mais do que no professor [...]
A segunda parte que será desenvolvida no último trimestre, ou seja, setembro outubro e novembro, as alunas irão preparar planos de aula com a construção feita, cada grupo com o tema desenvolvido durante a pesquisa. Pretende-se também, que as três turmas de terceiro ano apliquem os planos feitos em uma turma de segunda e terceira série do ensino fundamental. Projetos de Aprendizagem das Alunas
Coloco aqui um exemplo de página do grupo Tudo sobre o Aborto, onde usam o trabalho da colegas sobre prevenção de Gravidez, num processo de cooperação.
Justificativas Plausíveis? Para o aborto expontâneo, cremos que não há o que fazer, já o aborto provocado... não acreditamos haver justificativas.
Se um filho não é desejado, há muitos métodos para evitá-lo. Ver : Trabalho da turma 3208
Se houve a gravidez a mãe deve ter a consciência de que uma criança é um indivíduo digno de respeito e com direito à vida como ela e como todos os cuidados que uma gestante deve ter.
11 de agosto de 2007
7 de agosto de 2007
4 de agosto de 2007
Pesquisa e Agradecimento
25 de julho de 2007
Blog com Tomates
Recebi da Sintian Shimidt ,a quem admiro pelo conhecimento e dedicação e, por isso , o sucesso profissional, a indicação para o prêmio Blog com Tomates, brincadeira iniciada pela blogueira brit.com com o propósito de revelar pessoas que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano. Te agradeço muito Sintian.
Sendo a metodologia de trabalhar por projetos uma metodologia onde cada um e todos pussuem seu tempo, onde todos são respeitados e valorizados estamos fundamentalmente respeitando o ser humano, concordo contigo Sintian.Obrigada mais uma vez.
12 de julho de 2007
Projetos
8 de julho de 2007
1 de julho de 2007
24 de junho de 2007
Aquecimento Global
PA de minhas alunas, com muitas informações construídas com elaboração própria. Muito bom.
Aquecimento Global
14 de junho de 2007
Projeto de Aprendizagem
10 de junho de 2007
Mapas On-line
Elaine Flores
Márcia Lisiane Knop Ferron
Terezinha Bernardete Motter
Vera Frantz
Os sites que exploramos apresentam e oferecem um nova metodologia de ensino da cartografia, para além daquela tradicional de apresentação plana, com imagens de visualização de espaço tridimensional para percepção de formas e volumes. Segundo CASARIN(2004), a Cartografia, é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas. Desta forma, entendemos o mapa virtual como um veículo de informação e conhecimento do espaço global, que tem como um dos propósitos preparar o aluno, bem como o internauta para compreender a organização da sociedade e as modificações ocorridas nesse espaço.
A representação no mapa é uma simplificação da realidade, a partir da seleção de elementos simbólicos e sinais apropriados, mostrando a aparência do resultado da ação do homem sobre a natureza, favorecendo as pessoas interagir com o mundo em que vive. É de fundamental importância o aluno, bem como o internauta entender essa complexidade da organização do espaço, sentindo-se parte desse processo de construção e reconstrução do espaço em que vivem.
Desenvolvimento:
O uso de mapas servem para as pessoas se orientarem, localizar pontos de referência, conhecer determinado espaço físico, visualizar o real em tamanho reduzido, enfim serve para retratar algo, como se fosse uma fotografia. O geógrafo francês Yves Lacoste afirmava que ao interpretar os dados de um mapa era “saber agir sobre o terreno”.Sendo o espaço geográfico, modificado pela constante ação do homem sobre a natureza, os mapas são importantes meios de acompanhamento desse processo de ocupação, exploração e modificação da natureza , sendo eles agrícola, industrial, climáticas e ou de circulação de mercadorias.
Neste trabalho foram explorados softwares que fazem uso de multimídia no ensino de mapas. Para termos uma idéia de como as imagens são obtidas, como acontecem as técnicas de pesquisa em eletrônica, vamos falar um pouco sobre a obtenção de imagens a distância, que segundo especialistas o Sensoriamento Remoto, é uma das busca mais eficazes e econômicas de se observar a terra. Essas captações de imagens são compostas a partir de plataformas espaciais, satélites, aviões, estações terrestres de rastreamento e coleta de dados sobre um objeto, terreno, espécime , etc, sem contato físico com o mesmo que são processados em computador. Como exemplo bem simples de Sensoriamento é a fotografia. Mesmo com toda essa tecnologia, muitas vezes, há necessidade em complementar as pesquisas “in loco”, a fim de coletar dados mais precisos.
Existem vários tipos de satélites orbitando a Terra e alguns planetas do Sistema Solar. Cada tipo de satélite pode ter características distintas, dependendo ao que se destina. Alguns satélites meteorológicos, por exemplo, orbitam a Terra em órbitas chamadas geo-estacionárias, ou seja, todo o tempo, estão "vendo" a mesma Terra da mesma posição e parecem estar sempre "parados" sobre o mesmo ponto.Os satélites de coleta de dados, em geral, não são geo-estacionários e cobrem todo o globo. Geralmente, demoram alguns dias para passar sobre o mesmo ponto da Terra e se utilizam de vários sensores embarcados. Por exemplo, o satélite SPOT (França) tem um ciclo de 26 dias e 3 sensores espectrais; o LANDSAT V (EUA) tem um ciclo de 16 dias e 6 sensores espectrais e um sensor termal. Esses satélites são denominados Multi-espectrais.A origem da história dos satélites se deu na União Soviética com o primeiro satélite artificial feito pelo homem, o Sputnik 1, lançado em 4/10/1957. Em 31/01/1958 os Estados Unidos lançaram o seu, o Explorer 1. No Brasil o satélite SCD-1 foi desenvolvido no INPE e lançado pelo foguete americano Pegasus em 9/02/1993.Os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações. Assim, os mapas on-line vêm favorecer ao internauta sua visualização de modo, muitas vezes, quase real, encantador, com efeitos especializados, levando a abrir infinitas janelas, remetendo a explorar lugares jamais vistos e imaginados.Podemos encontrar mapas com variadas finalidades, como é o caso do Kartoo que localiza os grupos a qual estamos logados na Internet, também os geográficos, como o Google Earth, o Flagr, o guia geo-mapas, entre outros pesquisados, sendo possibilitado em rede, desenvolver verdadeiras aulas interdisciplinares, envolvendo os diferentes componentes curriculares, principalmente a geografia. Para saber qual o Mapa que estamos interpretando, primeiramente a atitude é ler o título para saber de que trata o conteúdo do mapa; após, reconhecer a legenda, pois é, através dela, que mostra as convenções e a compreensão do mapa. Encontra-se geralmente na parte inferior esquerda ou direita. Para se ter uma idéia das distâncias e do tamanho real do que está sendo mapeado, se consulta a escala. Os pontos cardeais e colaterais indicam as referências de direções norte, sul, leste e oeste.
As Informações captadas através de sensoriamento remoto, podem ser utilizados como material didático em sala de aula, através de:- Traçado de áreas urbanas e rede viária que comunica a cidade onde o aluno vive com o entorno imediato;- Formas de crescimento das áreas urbanas e progressiva invasão do espaço agrícola;- Estudo geográfico do espaço imediato ao aluno;- Correlacionar o tipo de ocupação humana com os aspectos físicos, econômicos e sociais da região onde o aluno vive;- Distribuição do uso do solo no tempo e no espaço e sua relação com os aspectos econômicos da região onde o aluno vive;- Explicar aspectos mais complexos como relevo, bacias de drenagem, correntes oceânicas, uso do solo e áreas agrícolas de uma região, aspectos de inundações, etc.;- Identificar áreas de preservação de mananciais e sua forma de ocupação;- Caracterização de áreas de preservação, tais como áreas alagadas, planícies fluviais, áreas costeiras, áreas de mangue, florestas naturais;- Correlacionar as altitudes do local com as formas do relevo, uso do solo e quantidades de precipitação;- Correlacionar o tipo de ocupação humana com os aspectos físicos, econômicos e sociais da região onde o aluno vive.
A tecnologia mostra novas possibilidades para o desenvolvimento de aplicações direcionadas ao ensino, no caso, ao ensino de mapas, a utilização dos recursos já existentes abrirá caminho(s) para a reflexão, análise e o desenvolvimento de novas aplicações, talvez ainda, mais adequadas às reais necessidades dos professores e alunos. Cabe explorar, refletir, testar para entender quais as mais interessantes aplicações que podem ser feitas em sala de aula.
Os Sites pesquisados pelo grupo foram:
Site IBGE - Ver Tutorial pela Elaine
Indicações Webliografica e Bibliográfica:
http://www.uel.br/projeto/cartografia/biblio/educ_f.htm http://www.ig.ufu.br/revista/volume17/artigo16_vol17.pdf http://www.de.ufpb.br/~ronei/procimagem/procimagem.htm
24 de maio de 2007
Bloglines
Na Oficina de Blog trabalhamos com o bloglines onde temos acesso a nossa lista de endereços na Internet. Hoje fui entrar e havia essa figura.Muito legal!! quem não precisa parar um pouco para conserto?
17 de maio de 2007
Oficina de Blogs
13 de maio de 2007
Oficina de Blog
6 de maio de 2007
del.icio.us
25 de abril de 2007
Uso de Blogs
O ano passado quando do início do curso sabia o que era Blog mas nunca havia construído . Iniciei então como sempre faço, debruçando-me sobre. Para trabalhar com blogs pensei ser importante conhecer também a linguagem HTML, e foi o que fiz. Muitas vezes pensava se não estava com o "foco" errado, não seria melhor dedicar-me mais intensamente as leituras, as postagens nos forúns. Mas a cada dia que passava meu "desejo" de conhecer aumentava. No início vivi uma situação que quero deixar registrada , pois fiquei desesperada e, tive "ajuda das duas professoras que agora nesse momento, com muita satisfação encontro aqui ,como minhas professoras de uma oficina. Professora Irís e Professora Suzana.
Entre no Blog e leia:
Blog criado e em construção para Oficina-Abril/2007
Desde então, uso meu blog diariamente, como trabalhei no NTE, o usava como apoio pedagógico. Agora fui para uma escola e estou trabalhando com o Curso Normal "Oficina de Ciências Exatas", iniciei com os 08 grupos e vou trabalhar com Projeto de Aprendizagem.Através do blog tive que aprender a ter autonomia , criar um texto, ser autora,o que não é fácil para mim, sou professora de matemática e como diz Pedro Demo em Educar pela Pesquisa pág 30: "A maioria dos professores de matemática não tem idéia de pesquisa e formulação própria, até porque foram literalmente treinados a dominar conteúdos sem qualquer questionamento reconstrutivo."
O blog entre outras tantas vantagens proporcionou-me isso, escrever ou aprender a escrever.Ter produção própria, também ter apoio em qualquer lugar que eu esteja, desde que naturalmente tenha conexão para Internet.
8 de abril de 2007
Caminhos
27 de março de 2007
17 de março de 2007
Tarefas
Penso que será uma ótima experiência apesar do pouco tempo que teremos.
9 de março de 2007
2 de março de 2007
Site do NTE
2 de fevereiro de 2007
Informática Educativa
Na medida em que as mídias necessariamente devem fazer parte do cotidiano escolar e, tendo no computador a escrita, sons e imagens associadas, trazendo com o seu uso na escola o mundo que nosso aluno vive fora dela, sendo isso possível somente se o professor oportunizar o uso em seu projeto. Como escreve a professora Professora Rosa M.B. Fischer em seu Livro Televisão &Educação (2006), o professor precisa trazer para reflexão, para análise "Como se faz um anúncio publicitário ou que linguagem se constroem matérias de jornais ou revistas ou, ainda, como as imagens e informações da mídia são compreendidas e até incorporadas pelas pessoas, propor modos de utilização desses produtos no cotidiano escolar tudo isso constitui tarefa permanente e desejável, se nos interessa compreender mais sobre o tempo presente, sobre a cultura em que vivemos, sobre os modos de vida que produzimos e que nos produzem.
Num momento também, em que está sendo lançado o projeto piloto “Um Computador por Aluno (UCA)” no Rio Grande do Sul. Os laptops de US$ 100 foram criados especialmente para alunos de escolas públicas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (EUA), que enviou dois profissionais para a apresentação do equipamento na UFRGS. O projeto piloto UCA é coordenado pela professora Lea Fagundes, que também coordena o LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos). Informações nos sites:
A iniciativa será implementada em dez escolas de sete estados (Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal."
Sabemos que não basta o computador, dominar seus aplicativos , é preciso que o professor tenha um projeto pedagógico que torne possível e fértil o seu uso.
Esperamos que esse curso traga para as professoras e professores a possibilidade de refletir sobre sua prática, conhecer as possibilidades do uso do computador e demais mídias no fazer pedagógico.