2 de dezembro de 2006

Mídias

Nas palavras de Pierre Levy, "Estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço no plano econômico, político, cultural e humano. Que tentemos compreendê-lo, pois a verdadeira questão não é ser contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas na ecologia dos signos, o ambiente inédito que resulta da extensão das novas redes de comunicação para a vida social e cultural. Apenas desta forma seremos capazes de desenvolver estas novas tecnologias dentro de uma perspectiva humanista." (Cibercultura-1999)
Não há volta, não podemos mais como professores, ignorar o "mundo" de possibilidades que abre-se com as novas formas de comunicação.Com diz o professor Pier Rivoltella, " A mediação educativa hoje é uma mediação entre a velocidade e a quantidade das informações, é a possibilidade de fazer sentido criticamente sobre as informações(...) precisa a presença do educador como mediador de conhecimento."
Percebo a importância do papel do professor para que a escola seja "atraente" para o aluno, mais do que isso, que o "traga" para refletir sobre o que ele vive fora dela. Uma reflexão baseada, como disse a Professora Rosa M.B. Fischer, cientificamente e não só no senso comum, resignificando suas concepções a respeito do que realmente possuiu valor e importância em sua vida.
Trazer o "mundo" para dentro da escola significa fazer uso pedagógico das mídias pois elas fazem parte da vida de todos nós diariamente.
Como usá-las em sala de aula? O professor precisa ter certa fluência no uso das mídias para que possa usá-las pedagogicamente. Na verdade não precisa ser um "expert" na tecnologia, mas precisa sim , saber o que pode fazer com elas Fica difícil saber quando pensamos em uma aula centrada na transmissão de conhecimentos. Onde o professor é o dono do saber, onde o professor não abre espaço para que o aluno participe, questione, argumente, justifique, seja autor, colaborador construindo seu conhecimento. É preciso que o professor crie novos espaços de aprendizagem. Refletir sobre sua prática, mudando suas concepções para que isso aconteça. O uso das mídias vai além dos limites tecnológicos, atingindo dimensões pedagógicas e humanísticas, podendo avançar sobre as abordagens relativas à cognição e a aprendizagem humana, como as teorias de Piaget, Vygotski, entre outros.

7 comentários:

Ivanete disse...

Olá, colega da Informática!
Obrigada pelas dicas de publicação de sites pelo Geocities!
Agora ninguém me segura,pois me achei na ferramenta em prol da aprendizagem.
Visite meu blog, ficarei feliz em compartilhar idéias também.
Ivanete

Lúcia disse...

Oi Bernadete!
Já votei. Gostei da enquete, ao mesmo tempo agradecer a confirmação das semanas e suas correspondentes datas.Valeu...
VOCÊ É COLEGA NOTA MIL.

Fátima Wronka disse...

Oi Bernadete!
Teu blog tá muito legal, criativo e atrativo. Que importante a análise que você fez sobre mídias e educação. É muito bom compartilhar idéias com você. Abraços. Fátima

Sindy disse...

Olá Berna!
Vou providenciar umas fotos do evento sim. Ainda não tivemos tempo de editá-las, mas farei isso até o final da semana.
Sua participação foi muito importante!
Bjks
Sintian

Lúcia disse...

Oi Bernadete!
Já votei. Gostei da enquete, ao mesmo tempo agradecer a confirmação das semanas e suas correspondentes datas.Valeu...
VOCÊ É COLEGA NOTA MIL.

Fátima Wronka disse...

Oi Bernadete!
Teu blog tá muito legal, criativo e atrativo. Que importante a análise que você fez sobre mídias e educação. É muito bom compartilhar idéias com você. Abraços. Fátima

Sindy disse...

Olá Berna!
Vou providenciar umas fotos do evento sim. Ainda não tivemos tempo de editá-las, mas farei isso até o final da semana.
Sua participação foi muito importante!
Bjks
Sintian