2 de outubro de 2006

Educação Inclusiva

Estamos iniciando a disciplina Tecnologias na Educação Especial, tenho como tarefa citar as principais dúvidas e certezas que tenho. Entre elas, está a certeza que é preciso oferecer uma escola de qualidade para todos os alunos, portadores de necessidades especiais ou não. No texto "A Educação Inclusiva" de Hugo Otto Beyer, saliento:
"Dentre as teorias de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, o pensamento de Lev Vygotski destaca-se pela ênfase que dá aos fatores psicossociais como determinantes nas condições de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Para Vygotski, duas dimensões afetam o desenvolvimento humano, não apenas evolutivamente, como também ontogeneticamente, ou seja, a dimensão biológica ou orgânica e a social (cultural) ou histórica.
A melhor forma de entender o entrelaçamento entre ambas dimensões se dá quando se considera a situação de pessoas portadoras de deficiência, já que os estados de carência orgânica e as correspondentes implicções no âmbito cultural põem em relevo o papel desempenhado por cada uma delas. (...) o contraste das duas dimensões pesa em favor do prejuízo resultante do isolamento social a que essas pessoas são costumeiramente submetidas. Justamente aí reside a necessidade maior de apoio externo, além, evidentemente, do suporte às carências orgânicas específicas ( por exemplo, para o surdo, o domínio e uso da língua de sinais, para o cego, a escrita braile, etc.)"

2 comentários:

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Bernardete. Sim, sou da turma 3. Tenho gostado muito da participação dos colegas. Suas certezas e dúvidas são comuns a todos. E percebi que o desconhecimento sobre a inclusão de PNEEs também é grande. Algumas colegas postaram comentários relativos a uma visã estereotipada do aluno com neessidades especiais Quando utiliza a palavra "todo" estã generalizando ma coisa que é tão diversa, como a nossa própria sociedade. Continuemos também pelo forum trocando experiências. Um abraço.

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Bernardete. Sim, sou da turma 3. Tenho gostado muito da participação dos colegas. Suas certezas e dúvidas são comuns a todos. E percebi que o desconhecimento sobre a inclusão de PNEEs também é grande. Algumas colegas postaram comentários relativos a uma visã estereotipada do aluno com neessidades especiais Quando utiliza a palavra "todo" estã generalizando ma coisa que é tão diversa, como a nossa própria sociedade. Continuemos também pelo forum trocando experiências. Um abraço.