24 de outubro de 2006

Significados!!


Sou professora de matemática e, ao longo de todos os anos em que trabalhei com alunos, via na motivação o elemento diferenciador para que a aprendizagem ocorresse. A tarefa maior era fazer com que meus alunos sentissem motivação para, pois assim eu os “guiaria” para a aprendizagem . Em nenhum momento resignava-me com a simples transmissão de conhecimentos, “lutava” para que eles interagissem com o objeto, interagissem com os colegas, questionassem e argumentassem em sala de aula.
Estou a partir do início do curso de especialização estudando e conhecendo o que nunca aprendi teoricamente. Vejo agora que a epistemologia que usei em minha prática pegagógica era mistura de Empirista com Construtivista, tenho agora fundamentos para poder fazer com maior segurança essa análise.
Em minhas leituras, que continuam, uma chamou especialmente minha atenção.É o livro Pensamento e Linguagem de L.S. Vygostky, tradução Jéferson Luiz Camargo(1991), quando salienta o desenvolvimento dos conceitos ou significados das palavras, na página (72), ele escreve:
“A experiência prática mostra também que o ensino direto de conceitos é impossível e infrutífero. Um professor que tenta fazer isso geralmente não obtém qualquer resultado, exceto o verbalismo vazio, um a repetição de palavras pela criança, semelhante à de um papagaio, que simula um conhecimento dos conceitos correspondentes, mas que na realidade oculta um vácuo.
Tostoi, com sua profunda compreensão da natureza da palavra e do significado percebeu, mais claramente do que a maioria dos outros educadores, a impossibilidade de um conceito simplesmente ser transmitido pelo professor ao aluno. Ele narra suas tentativas de ensinar a linguagem literária a crianças camponesas, “traduzindo” primeiro o seu próprio vocabulário para a linguagem dos contos folclóricos e, depois, traduzindo a linguagem dos contos para o russo literário. Descobriu que não se poderia ensinar às crianças a linguagem literária por meio de explicações artificiais, por memorização compulsiva e por repetição, do mesmo modo que se ensina uma língua estrangeira. Tostoi escreve:
Temos que admitir que tentamos várias vezes...fazer isso, e que sempre nos deparamos com uma enorme aversão por parte das crianças, o que mostra que estávamos no caminho errado. Esses experimentos me deixaram com a certeza de que é impossível explicar o significado de uma palavra. Quando se explica qualquer palavra, a palavra “impressão”, por exemplo, coloca-se em seu lugar outra palavra igualmente incompreensível, ou toda uma série de palavras, sendo a conexão entre elas tão ininteligível quanto a própria palavra.
O que a criança necessita, diz Tolstoi, é de uma oportunidade para adquirir novos conceitos e palavras a partir do contexto lingüístico geral.
Quando ela ouve ou lê uma palavra desconhecida numa frase, de resto compreensível, e a lê novamente em outra frase, começa a ter uma idéia vaga do novo conceito: mais cedo ou mais tarde ela...sentirá a necessidade de usar essa palavra-e uma vez que a tenha usado, a palavra e o conceito lhe pertencem... Mas transmitir deliberadamente novos conceitos ao aluno...e´, estou convencido,tão impossível e inútil quanto ensinar uma criança a andar por meio das leis de equilíbrio.”
Vygostky e Piaget foram contemporâneos, nasceram no mesmo ano em 1896, ambos foram estudiosos do desenvolvimento.Nesse livro que cito, Vygostky a todo momento compara seus estudos aos de Piaget, tornando a leitura extremamente interessante.

4 comentários:

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Bernardete! Teu blog é muito criativo, com temas interessantes e tem recursos que gostaria de saber como fazer no meu. Por exemplo: o contador de visitas. Como faço pra colocar um no meu? Um abraço, Zé Roig.

Teresinha Bernardete Motter disse...

oi, tudo bem contigo? que bom que viste visitar meu blog. É bom.
Se tu clicares em cima do contador de visita que está no meu blog ele te levará para uma página que serás cadastrado. Assim receberás um código em html para colocares no teu blog. Qualquer duvida escreva-me será um prazer ajudá-lo.
abraço
Bernardete

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Bernardete. Valeu a dica. Consegui. Pelo menos aparece o número de visitas. Áinda falta colocar alguma figura. E aproveitando a tua boa vontade com os colegas: como se coloca aquelas fotos no efeito "cascata"? Obrigado e um abraço, Zé Roig.

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Bernardete. Valeu a dica. Consegui. Pelo menos aparece o número de visitas. Áinda falta colocar alguma figura. E aproveitando a tua boa vontade com os colegas: como se coloca aquelas fotos no efeito "cascata"? Obrigado e um abraço, Zé Roig.