No livro Jean Piaget de Thomas Kesselring; tradução de Antonio Estevão Allgayer e Fernando Becker (1993). Observações sobre a técnica de trabalho de Piaget diz: “ Quando estudantes norte –americanos lhe perguntaram de que modo ele, que examinara a criatividade das crianças, teria chegado pessoalmente às suas idéias, nomeou três fatores entre si complementares: “ O primeiro é não ler nada daquilo que já foi escrito sobre a matéria da qual no momento se está ocupado; a leitura só deve ser feita depois. O segundo método é ler tudo o que for possível acerca de áreas de conhecimento vizinhas à matéria em estudo.. Para o estudo da inteligência são essas naturalmente, de um lado a biologia e de outro lado a matemática e a lógica, etc, incluída a sociologia e tudo aquilo que contorna o objeto com que está lidando. e o terceiro método é este: Deve-se ter um bode expiatório. O meu é o positivismo lógico.” (Págs 47, 48)
Desde que postei essa mensagem tenho procurado , através de leituras, aprender o que é Positivismo Lógico, ou seja , o que Piaget não aceitava usar em seu método de trabalho.No livro Fundamentos de Metodologia Científica de José Carlos Koche, encontrei a resposta. Fiz uma síntese que coloco aqui.
Um comentário:
Oi Colega, vim visitar o seu blog. Percebi o seu interesse com relação ao Positivismo Lógico. Como gosto de fazer algumas leituras dessa área, gostaria de sugerir um autor, que aborda questões/reflexões sobre o Positivismo e outros conceitos. É Alan Chalmers, principalmente o livro "O que é Ciências afinal?" e também "A fabricação da Ciência".
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