No final de Julho de 2012, na
volta de minha licença,  assumi novamente
meu trabalho no I.E.E. Cristóvão de Mendoza. Os professores  do primeiro ano estavam trabalhando
então  com a nova  proposta de reestruturação  do Ensino Médio, ou seja,  E.M.Polotécnico.
(...)Na versão geral, o Ensino
Médio Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do
trabalho e das relações sociais, de modo a promover formação
científico-tecnológica e sócio-histórica a partir dos significados derivados da
cultura, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto
de vista da organização curricular, a politecnia supõe novas formas de seleção
e organização dos conteúdos a partir da prática social, contemplando o diálogo
entre as áreas de conhecimento; supõe a primazia da qualidade da relação com o
conhecimento pelo protagonismo do aluno sobre a quantidade de conteúdos
apropriados de forma mecânica; supõe a primazia do significado social do
conhecimento sobre os critérios formais inerentes à lógica disciplinar. A
construção desse currículo integrado supõe a quebra de paradigmas e só poderá
ocorrer pelo trabalho coletivo que integre os diferentes atores.(...)(1)
Os professores estavam
contemplando a proposta aplicando a metodologia de trabalhar com Projetos de
Pesquisa, sugerimos então que os mesmos fossem publicados em um espaço
virtual  único onde pudesse haver
interação, colaboração e cooperação entre todos os envolvidos. E assim foi
feito, optamos também por construir o questionamento ou a hipótese (...)através de
um inventário de ideias sobre(...)(2) o tema escolhido , ou seja, estabelecer  dúvidas e certezas e um mapa conceitual. Na
sequência dos projetos,  os passos do
método científico.
Também combinamos  que
cada professor recepcionaria seus alunos em uma página e , para  seus grupos,  seriam criadas subpáginas. Assim como nas turmas:
O site está  no “ar”
https://sites.google.com/site/umnovoolharparaofuturo/home
Há alguns grupos que
ainda não completaram a parte descrita acima  , muitos  alunos e todos os professores trabalharam em
casa , sábado, domingo, demonstrando  muito interesse.O tempo é curto.  Há mais de 100 projetos iniciados que serão
concluídos somente no terceiro ano, ou seja, em 2014. 
Quero compartilhar  também a avaliação que a  Professora Laurinha Schmitt de Oliveira aplicou nas turmas 3101 e 3102.
Vou ter que encerrar essa
postagem por aqui pois  de hoje não
queria passar .Preciso ainda contar muito sobre a construção que fizemos como a fundamentação teórica , que está linkada no site ou aqui.Também do nome do site que foi escolhido por um aluno, do esquecimento da escrita do E.M.  Normal no banner  e muito mais  Depois, aos poucos, vou completando-a.
Referências:
1.Proposta Pedagógica para o
E.M.Politecnico e E. profissional Integrada ao E.M.

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário