18 de dezembro de 2012

Um Novo Olhar para o Futuro


No final de Julho de 2012, na volta de minha licença,  assumi novamente meu trabalho no I.E.E. Cristóvão de Mendoza. Os professores  do primeiro ano estavam trabalhando então  com a nova  proposta de reestruturação  do Ensino Médio, ou seja,  E.M.Polotécnico.
(...)Na versão geral, o Ensino Médio Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, de modo a promover formação científico-tecnológica e sócio-histórica a partir dos significados derivados da cultura, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto de vista da organização curricular, a politecnia supõe novas formas de seleção e organização dos conteúdos a partir da prática social, contemplando o diálogo entre as áreas de conhecimento; supõe a primazia da qualidade da relação com o conhecimento pelo protagonismo do aluno sobre a quantidade de conteúdos apropriados de forma mecânica; supõe a primazia do significado social do conhecimento sobre os critérios formais inerentes à lógica disciplinar. A construção desse currículo integrado supõe a quebra de paradigmas e só poderá ocorrer pelo trabalho coletivo que integre os diferentes atores.(...)(1)
Os professores estavam contemplando a proposta aplicando a metodologia de trabalhar com Projetos de Pesquisa, sugerimos então que os mesmos fossem publicados em um espaço virtual  único onde pudesse haver interação, colaboração e cooperação entre todos os envolvidos. E assim foi feito, optamos também por construir o questionamento ou a hipótese (...)através de um inventário de ideias sobre(...)(2) o tema escolhido , ou seja, estabelecer  dúvidas e certezas e um mapa conceitual. Na sequência dos projetos,  os passos do método científico.

Também combinamos  que cada professor recepcionaria seus alunos em uma página e , para  seus grupos,  seriam criadas subpáginas. Assim como nas turmas:

2102 
3102 

Há alguns grupos que ainda não completaram a parte descrita acima  , muitos  alunos e todos os professores trabalharam em casa , sábado, domingo, demonstrando  muito interesse.O tempo é curto.  Há mais de 100 projetos iniciados que serão concluídos somente no terceiro ano, ou seja, em 2014.
Quero compartilhar  também a avaliação que a  Professora Laurinha Schmitt de Oliveira aplicou nas turmas 3101 e 3102.
Vou ter que encerrar essa postagem por aqui pois  de hoje não queria passar .Preciso ainda contar muito sobre a construção que fizemos como a fundamentação teórica , que está linkada no site ou aqui.Também do nome do site que foi escolhido por um aluno, do esquecimento da escrita do E.M.  Normal no banner  e muito mais  Depois, aos poucos, vou completando-a.


Referências:
1.Proposta Pedagógica para o E.M.Politecnico e E. profissional Integrada ao E.M.

Nenhum comentário: