Terça feira , dia 17 de julho, o NTE encerrou os encontros do primeiro
semestre com os professores participantes do SIEMP . Nesta postagem , daremos
destaque ao uso das tecnologias da Informação e Comunicação
pelos professores e o quanto esse uso facilita a prática pedagógica. Lendo o
texto Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos(Ana Vilma Tijiboy,
Debora Laurindo Maçada, Lucila Maria Costi Santarosa, Léa Da Cruz
Fagundesde-1998) Destaco:
O professor Daniel de Almeida Raber é
“Thornburg (1997), por sua vez, acredita que hoje
em dia além da expressão verbal e escrita e do raciocínio matemático
(habilidades tradicionalmente consideradas essenciais), se fazem necessários o
desenvolvimento de novas habilidades ou talentos que incluem a fluência
tecnológica, a capacidade de resolver problemas e os “3 Cs”- Comunicação,
Colaboração e Criatividade.”
Nessa
formação , o Professor Daniel de Almeida Raber, fez uma apresentação de como
criar um formulário on-line, pelo Google Docs, a forma rápida e eficiente de
fazer uma pesquisa , no final o professor disse: “a
apresentação já está como pública para quem quiser poder baixar e modificar
conforme o necessário.” Remixar conforme a Lilian Starobinas em Recursos
Educacionais Abertos.
Para poder fazer remixes ,
nesse caso e em muitos outros o professor precisa de certa fluência
tecnológica, certas habilidades desenvolvidas no fazer diário na
necessidade de aprender a usar.
Especialista em Mídias na Educação (UFRGS), Metodologia no estudo de química (FIJ-RJ) e Educação Ambiental (FURG).
Professor na E. E. E. M. Boaventura Ramos Pacheco - Gramado RS e E. M. E. F. Mosés Bezzi - Gramado RS.
danielraber@gmail.com
msn: ddrbr@msn.com
http://danielraber.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário