22 de agosto de 2011

Se eu tiver câncer de mama, vou morrer?

Provavelmente não. Entretanto, isso está na depedência de vários fatores. O principal deles é a fase  em que a doença é diagnosticada. Quanto mais precoce for a detecção de lesões mamárias, principalmente aquelas com tamanho inferior a 1,0  centímetro, maiores serão  as chances de sucesso terapêutico, tanto em nível de conservação da mama quanto na probabilidade de cura.Melhor ainda se a doença for diagnosticada em fase de calcificações, situação na qual chega-se próximo a 100% de cura. Por outro lado , a presença de lesões maiores e com gânglios comprometidos (raízes) não indicam incurabilidades, pois os avanços obtidos nos últimos anos nos tratamentos complementares têm proporcionado um número cada vez maior de pacientes curadas nesses estágios[...]."
Essa é uma das 200 perguntas e respostas  do Livro sobre Câncer de Mama dos Doutores Ricardo Antônio Boff ( Mastologista, membro efetivo da Sociedade Americana de Doenças da Mama)  e o mastologista e  médico italiano Virgilio Sacchini.
Até junho  deste ano eu não sabia nada sobre câncer de mama, nada sobre linfonodos, sobre tratamentos complementares etc..
Depois de muitos anos fazendo mamografia e /ou ecografia mamária pensava que desse mal eu estava livre . Estava enganada. O resultado da ecografia :  Bi-rads 4, não sabia o que era, nunca havia notado que em todas as ecografias aparece essa classificação ,veja no link acima.
Fiz a biópsia e  li o resultado, não dá para acreditar, a impressão que se tem e que nada será como antes, o pior é que não é impressão, é verdade, pelo menos temporariamente, espero.
Dia 14 de julho fiz a cirurgia  do nódulo e também do linfonodo sentinela, que para minha grande alegria não estava comprometido.  Aprendi muito nesse artigo:Biópsia de linfonodo-sentinela em câncer de mama
Desde então, e quando possível com as emoções mais “equilibradas tenho procurado informações, e decidi,depois de muito refletir,  que quando as tiver vou socializar aqui no meu blog a exemplo de outras tantas “situações'vividas pro mim. Por hoje vou encerrando colocando um link de uma entrevista dada em um evento pelo Doutor Ricardo Antônio Boff.

13 comentários:

Sônia Ferronatto disse...

Berna!
A pergunta que colocas tem duas respostas: uma afirmativa e outra negativa. Tens câncer de mama, vais te tratar e ficar bem! Esta é a minha certeza. És uma guerreira e sabes como ninguém "dar a volta por cima". Por experiência vivida na família, sei que é um período difícil, mas sei também que é superável. Fé em Deus e conte comigo sempre. Beijos

Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada minha querida amiga, obrigada por tudo.
bjs

Laura Schmitt disse...

Oi, Berna! escrever é uma forma de processar e superar realidades, as quais somos desfiados a enfrentar.E você escreve bem, tem voz própria e tem o que dizer. Sei que superará esta fase e conte comigo Berna, pois tem a minha amizade.
Beijos!

Iris disse...

Berna, querida

Partilhar buscas, superações e enfrentamentos também é pedagógico.
Bjs e força!

Marli Fiorentin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marli Fiorentin disse...

Berna!

Não guarde pra ti tua angústia, quando por vezes ela vier te inquietar. Partilhe, pois estamos aqui para dividir contigo e tenho certeza tudo será mais leve e você vai ficar boa. Fica com Deus!

Teresinha Bernardete Motter disse...

Sônia, Laurinha, Professora Iris e Marli, estou aqui... depois da quimio, branca feito uma parede, mas bem. Em suas mensagens dizem que devo escrever,fiquei bem melhor depois de sábado(quando escrevi no facebook), afinal esse é um "mundo que tenho"o construi, que pertenço. Pesquisei muito, muito mesmo, está em uma pasta aqui no meu PC, gravei programas, se eu digo muito tu podes imaginar o quanto não é Professora Iris?
Aos poucos vou publicá-las aqui, penso que assim posso ficar melhor ajudar outras pessoas.
Um abraço muito grande

Anônimo disse...

In case you want to locate dumbbells for sale then
you definately will would like to glance online.


Visit my webpage :: dumbbell sets

Anônimo disse...

I was nevertheless a little skeptical to see if the Unwanted fat Gripz were
being in fact worth the price that they were being asking for them
and whenever they would fall apart immediately after only few takes advantage of.


Feel free to surf to my web page - http://www.getfitnstrong.com/bowflex-dumbbells/reviewing-bowflex-selectt...

Anônimo disse...

Not to mention the burst of confidence that will arrive from your new look.


Also visit my web site; http://www.getfitnstrong.com/adjustable-dumbbells/

Anônimo disse...

This helps to work your butt and thighs receive a extensive exercise
routine and avoids straining your calf muscles.

Have a look at my homepage - www.getfitnstrong.com/adjustable-dumbbells/dumbbell-sets/

Anônimo disse...

Some on the older sets will truly just provide a clamp
to carry the weights on that's regarded to pose a serious basic safety hazard.

My web-site - adjustable dumbbells

Hollis disse...

This is fantastic!