22 de agosto de 2011

Se eu tiver câncer de mama, vou morrer?

Provavelmente não. Entretanto, isso está na depedência de vários fatores. O principal deles é a fase  em que a doença é diagnosticada. Quanto mais precoce for a detecção de lesões mamárias, principalmente aquelas com tamanho inferior a 1,0  centímetro, maiores serão  as chances de sucesso terapêutico, tanto em nível de conservação da mama quanto na probabilidade de cura.Melhor ainda se a doença for diagnosticada em fase de calcificações, situação na qual chega-se próximo a 100% de cura. Por outro lado , a presença de lesões maiores e com gânglios comprometidos (raízes) não indicam incurabilidades, pois os avanços obtidos nos últimos anos nos tratamentos complementares têm proporcionado um número cada vez maior de pacientes curadas nesses estágios[...]."
Essa é uma das 200 perguntas e respostas  do Livro sobre Câncer de Mama dos Doutores Ricardo Antônio Boff ( Mastologista, membro efetivo da Sociedade Americana de Doenças da Mama)  e o mastologista e  médico italiano Virgilio Sacchini.
Até junho  deste ano eu não sabia nada sobre câncer de mama, nada sobre linfonodos, sobre tratamentos complementares etc..
Depois de muitos anos fazendo mamografia e /ou ecografia mamária pensava que desse mal eu estava livre . Estava enganada. O resultado da ecografia :  Bi-rads 4, não sabia o que era, nunca havia notado que em todas as ecografias aparece essa classificação ,veja no link acima.
Fiz a biópsia e  li o resultado, não dá para acreditar, a impressão que se tem e que nada será como antes, o pior é que não é impressão, é verdade, pelo menos temporariamente, espero.
Dia 14 de julho fiz a cirurgia  do nódulo e também do linfonodo sentinela, que para minha grande alegria não estava comprometido.  Aprendi muito nesse artigo:Biópsia de linfonodo-sentinela em câncer de mama
Desde então, e quando possível com as emoções mais “equilibradas tenho procurado informações, e decidi,depois de muito refletir,  que quando as tiver vou socializar aqui no meu blog a exemplo de outras tantas “situações'vividas pro mim. Por hoje vou encerrando colocando um link de uma entrevista dada em um evento pelo Doutor Ricardo Antônio Boff.

15 de agosto de 2011

Caminhos

Caminhosparachegar foi meu primeiro blog, criado em 2006, portanto, há cinco anos . Durante esse tempo criei outros que podem ser visualizados no meu perfil do blogger, alguns mais específicos e que há tempo não atualizo.Acostumei a escrever aqui nesse blog,  sinto falta quando não o faço, é um espaço meu que cultivo com muito carinho.
Vivo agora um momento importante, delicado   e estou decidindo que direção tomar, quanto a esse aspecto naturalmente, nesse,  tenho duas alternativas:  deixar de postar aqui também, quem sabe temporariamente,   ou  , escrever sobre o momento que estou vivendo... ainda não sei.
Caminhos é um blog essencialmente educacional, sem deixar logicamente de ser pessoal, porém sempre priorizei escrever sobre minha vida profissional, raras vezes escrevi sobre problemas que me afetaram diariamente com mais ou menos intensidade.Estou pensando!