11 de dezembro de 2009

O uso de Computadores e Internet


Todos os grupos de 2009 que construíram projetos de aprendizagem fizeram suas aplicações com os alunos do Curso Fundamental. No segundo semestre elas ficaram “abandonadas” no ambiente virtual e muitas vezes no presencial em função das minhas ausências.
Todos nós sabemos que o acompanhamento do trabalho através das intervenções (virtuais) durante o processo é fator determinante para a qualificação, aprimoramento do trabalho.Sempre ouvimos : Ah!! Professora , tu não viu o que eu fiz? Nem deixou recado.
Todos os grupos encerraram seus projetos, alguns com atividades que exigiram um conhecimento maior no uso de aplicativos , ferramentas e recursos, conseguiram pois tinham estruturas para isso.
Quero comentar aqui o trabalho de uma aluna que ao contrário das que falei agora, não sabia usar o computador, no início do ano somente olhava ,tentava fazer . Aos poucos foi aprendendo e chegou ao final do ano editando tabelas para incluir fotos , anexando arquivos, enviando e-mails, comentando, em páginas da web, publicando . Ela escreveu: "A disciplina de Metodologia das Ciências Humanas e Exatas, foi significativa, pois me proporcionou o querer aprender mais e utilizar esta ferramenta como subsídio importante no aprendizado do aluno, integrando-o no mundo digital.

Projeto-Cidadania

Na pesquisa divulgada essa semana sobre O uso dos computadores e da Internet nas escolas públicas de capitais brasileiras , realizada pela Fundação Victor Civita constatou que somente 19,4% dos professores com seus alunos usam computadores para fins pedagógicos em atividades mais complexas, ou utilizando recursos para a criação de blogs e páginas Web.

Penso, que o fundamental do nosso trabalho com tecnologias digitais e TICs, é despertar nas alunas a vontade de continuar aprendendo o que certamente as levará a usar recursos, softwares mais complexos, terão estrutura para isso.
E como fazer isso? Em três anos de trabalho com a prática: projetos de aprendizagem e tecnologias digitais aprendi que é através do acolhimento, das intervenções de apoio, incentivo e com muito “peso” as que são feitas no ambiente virtual.
Não podemos deixar nossas alunas ou alunos sozinhos em um espaço desconhecido ou conhecido, depende o caso, precisamos também estar lá , embora esse ano eu não tenha estado como gostaria.
No final da pesquisa que citei anteriormente nesse post ,chamo a atenção para “Aonde queremos chegar” uma meta que penso ser correta: Foco da formação em aprender usando tecnologias e não em aprender a usar as tecnologias.

Nenhum comentário: