Estamos há um mês do encerramento de nosso trabalho. Pretendo postar, aos poucos, sobre os resultados que estamos observando em cada turma de alunas como fechamento de minhas postagens relativas a ele, desde março.
As alunas vivenciaram a metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem. Constataram que na sua aplicação o ambiente presencial que se forma é totalmente diferente de uma prática tradicional, as alunas podem escolher o tipo de trabalho sendo esse,
[...] dentro da própria sala de informática, quando os alunos podiam se levantar, olhar ou ajudar no trabalho dos colegas (...) dentro da escola, como por exemplo, quando uma aluna que pesquisava sobre adolescência se dirige a biblioteca (...) a possibilidade de cada grupo de alunos estarem em um projeto diferenciado como, por exemplo, enquanto alguns pesquisam, outros, fazem a página pessoal, alguns tiram fotos [...].(Corte Real 2007 )
Esse novo espaço, com multiplicidade de possibilidades é por si só gerador de desequilíbrios no ambiente escolar.
As alunas aprenderam a usar com relativa fluência o computador, seus aplicativos e ferramentas e, além disso, como suporte textual, publicando seus projetos, essa publicação exige a produção textual e oferece a oportunidade às alunas de, mesmo que, sem nenhum conhecimento no uso do computador, possam fazer uso do mesmo e enxergar suas publicações que, muitas vezes, refletem a dificuldade de muitos de nós: a produção textual. Nesse sentido, a colaboração dos pares é fundamental para que o crescimento ocorra.
Uma das maiores dificuldades que vivenciamos foi na pesquisa compreendida como busca, reflexão, comparação e exposição do aprendido. Verifica-se claramente que as alunas possuem pouca autonomia. Em sua grande maioria encaram a pesquisa como “cópia-cola” sem que haja uma depuração posterior. Isto certamente é reflexo da prática do “tudo pronto” de nossos professores.
As alunas vivenciaram a metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem. Constataram que na sua aplicação o ambiente presencial que se forma é totalmente diferente de uma prática tradicional, as alunas podem escolher o tipo de trabalho sendo esse,
[...] dentro da própria sala de informática, quando os alunos podiam se levantar, olhar ou ajudar no trabalho dos colegas (...) dentro da escola, como por exemplo, quando uma aluna que pesquisava sobre adolescência se dirige a biblioteca (...) a possibilidade de cada grupo de alunos estarem em um projeto diferenciado como, por exemplo, enquanto alguns pesquisam, outros, fazem a página pessoal, alguns tiram fotos [...].(Corte Real 2007 )
Esse novo espaço, com multiplicidade de possibilidades é por si só gerador de desequilíbrios no ambiente escolar.
As alunas aprenderam a usar com relativa fluência o computador, seus aplicativos e ferramentas e, além disso, como suporte textual, publicando seus projetos, essa publicação exige a produção textual e oferece a oportunidade às alunas de, mesmo que, sem nenhum conhecimento no uso do computador, possam fazer uso do mesmo e enxergar suas publicações que, muitas vezes, refletem a dificuldade de muitos de nós: a produção textual. Nesse sentido, a colaboração dos pares é fundamental para que o crescimento ocorra.
Uma das maiores dificuldades que vivenciamos foi na pesquisa compreendida como busca, reflexão, comparação e exposição do aprendido. Verifica-se claramente que as alunas possuem pouca autonomia. Em sua grande maioria encaram a pesquisa como “cópia-cola” sem que haja uma depuração posterior. Isto certamente é reflexo da prática do “tudo pronto” de nossos professores.
O ápice do nosso trabalho está na aplicação das “professorandas” com as crianças em ambiente tecnológico. Como são seis turmas vamos separá-las para melhor entendimento:
A tabela acima mostra o cronograma das turmas 3301 e 3302 que freqüentam a disciplina nas segundas feiras à tarde.
Aplicam com as turmas da quarta e terceira série do Curso Fundamental respectivamente. Essa aplicação é feita quinzenalmente e quinzenalmente também um encontro é dedicado ao planejamento e avaliação.
Essas avaliações são de muita importância, pois auxiliam no aprimoramento dos demais grupos, refletindo sobre situações reais vividas pelas colegas. Sendo as atividades feitas no computador, é preciso que o próximo grupo as coloque em todas as máquinas e também as expliquem para os colegas. Todos os endereços dos projetos estão no Blog com a lista de endereços com a indicação:Turma 3301 e Turma 3302
Aplicam com as turmas da quarta e terceira série do Curso Fundamental respectivamente. Essa aplicação é feita quinzenalmente e quinzenalmente também um encontro é dedicado ao planejamento e avaliação.
Essas avaliações são de muita importância, pois auxiliam no aprimoramento dos demais grupos, refletindo sobre situações reais vividas pelas colegas. Sendo as atividades feitas no computador, é preciso que o próximo grupo as coloque em todas as máquinas e também as expliquem para os colegas. Todos os endereços dos projetos estão no Blog com a lista de endereços com a indicação:Turma 3301 e Turma 3302
Na próxima postagem continuarei com as turmas que freqüentam no turno da noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário