Na semana que passou as alunas criaram um espaço no pbwiki para publicação de seus projetos, para interação entre o professor ou professores e para interação e cooperação entre os grupos, através dos comentários e intervenções.

No meu TCC tratei especificamente desse assunto,Intervenções do professor registradas em ambiente virtual, pude capturar nos projetos a fotografia das intervenções. Na versão antiga do espaço pbwiki podíamos fazer o login colocando o e-maill e o nome ou, somente o e-mail, ficando registrado no comentário, como nas figuras abaixo:


Na versão atual, se a pessoa convidada possuir conta do pbwiki ela edita direto e fica registrado o e-mail , mas não descobri como se logar para aparecer o nome no comentário.

Penso que deve existir uma maneira de editar colocando o nome , pois preciso motivar as alunas a comentar o trabalho das colegas e, se existe um ambiente virtual é nele que esses comentários devem estar.
Conforme a professora Léa Fagundes (1999, p. 19) "Sem a tecnologia é quase impossível. A interatividade proporcionada pelos meios telemáticos acrescenta uma nova dimensão ao currículo: a criança vai estar no mundo.”
[...] a utilização das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente a Internet, em situações de aprendizagem é um tema que a cada dia desperta o interesse de professores e pesquisadores.
O tema apresenta uma crescente inserção nas agendas de pesquisa das instituições de ensino e pesquisa, no contexto nacional e internacional.
O número de novos professores que a cada dia aproximam-se da tecnologia em busca de uma apropriação pedagógica é crescente e animador. Entretanto, como tende a ocorrer na apropriação de toda nova mídia, o que vemos hoje, na maioria experiências relatadas, é uma simples transposição de práticas pedagógicas. [...] (MONTEIRO; MENEZES; NEVADO; FAGUNDES, 2005).
Nenhum comentário:
Postar um comentário