20 de dezembro de 2009

Boas Festas!!!

Mais um ano está terminando, afora todas as atividades que ficam acumuladas para essa época do ano, tenho o meu blog que quero postar. Não posso deixar de fazê-lo, o criei em junho de 2006 e pretendo continuar!
Não terminamos um ano sem pensar no que aconteceu conosco, com nossa família e com nossos amigos, lembrar de todos os acontecimentos ao longo dele, sejam tristes ou alegres.
Ontem estava pensando: “O que vou escrever para agradecer aos meus amigos, colegas , alunas e todos os visitantes desse blog?”
Agradecer por estarem presentes em minha vida, aqui, nos comentários, por postagens que fizeram nos seus a respeito do meu trabalho, nas mensagens que enviaram nos grupos de aprendizagem on-line que pertenço ou por e-mail.
Interação essa, fundamental para continuarmos nossa aprendizagem, para enfrentarmos as dificuldades pessoais e profissionais assim... longe, a qualquer hora, sem fronteiras.
Com essa intenção e também a de desejar um Feliz Natal e um Ano Novo com muita Saúde e Paz, fiz um vídeo com alguns comentários feitos de janeiro até agora, de colegas, de amigos e de alunas.Que em 2010 possamos estar juntos novamente. Boas Festas !!!


11 de dezembro de 2009

O uso de Computadores e Internet


Todos os grupos de 2009 que construíram projetos de aprendizagem fizeram suas aplicações com os alunos do Curso Fundamental. No segundo semestre elas ficaram “abandonadas” no ambiente virtual e muitas vezes no presencial em função das minhas ausências.
Todos nós sabemos que o acompanhamento do trabalho através das intervenções (virtuais) durante o processo é fator determinante para a qualificação, aprimoramento do trabalho.Sempre ouvimos : Ah!! Professora , tu não viu o que eu fiz? Nem deixou recado.
Todos os grupos encerraram seus projetos, alguns com atividades que exigiram um conhecimento maior no uso de aplicativos , ferramentas e recursos, conseguiram pois tinham estruturas para isso.
Quero comentar aqui o trabalho de uma aluna que ao contrário das que falei agora, não sabia usar o computador, no início do ano somente olhava ,tentava fazer . Aos poucos foi aprendendo e chegou ao final do ano editando tabelas para incluir fotos , anexando arquivos, enviando e-mails, comentando, em páginas da web, publicando . Ela escreveu: "A disciplina de Metodologia das Ciências Humanas e Exatas, foi significativa, pois me proporcionou o querer aprender mais e utilizar esta ferramenta como subsídio importante no aprendizado do aluno, integrando-o no mundo digital.

Projeto-Cidadania

Na pesquisa divulgada essa semana sobre O uso dos computadores e da Internet nas escolas públicas de capitais brasileiras , realizada pela Fundação Victor Civita constatou que somente 19,4% dos professores com seus alunos usam computadores para fins pedagógicos em atividades mais complexas, ou utilizando recursos para a criação de blogs e páginas Web.

Penso, que o fundamental do nosso trabalho com tecnologias digitais e TICs, é despertar nas alunas a vontade de continuar aprendendo o que certamente as levará a usar recursos, softwares mais complexos, terão estrutura para isso.
E como fazer isso? Em três anos de trabalho com a prática: projetos de aprendizagem e tecnologias digitais aprendi que é através do acolhimento, das intervenções de apoio, incentivo e com muito “peso” as que são feitas no ambiente virtual.
Não podemos deixar nossas alunas ou alunos sozinhos em um espaço desconhecido ou conhecido, depende o caso, precisamos também estar lá , embora esse ano eu não tenha estado como gostaria.
No final da pesquisa que citei anteriormente nesse post ,chamo a atenção para “Aonde queremos chegar” uma meta que penso ser correta: Foco da formação em aprender usando tecnologias e não em aprender a usar as tecnologias.

3 de dezembro de 2009

Prêmio Professores do Brasil-2009

No Portal do MEC a lista dos professores que receberam o Prêmio esse ano, Professores do Brasil-2009, entre eles está Tatiana Bianca Rebelo Basso que enviou o projeto Telejornal na Escola , ela trabalha em Blumenau, Santa Catarina . A conheci no Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft esse ano, onde ela foi uma das doze finalistas. Para conhecer um pouquinho do trabalho da professora veja vídeo


Atividades-Filmes Infantis

Estamos finalizando as aplicações dos grupos que construíram os projetos de aprendizagem em 2009. Dentre essas destacamos o projeto Filmes Infantis
Através de leituras, entrevistas, descobriram quais os filmes infantis mais assistidos até hoje. Como conclusão criaram um vídeo publicado no You Tube que já conta com mais de 3000 visitas.
Para a aplicação criaram uma gincana, trabalho de equipe dividindo os alunos em 3 grupos. Todo o material que organizaram está no vídeo que publicamos aqui e, também, publicados no slide share