30 de outubro de 2008

Congresso


Tenho muito para contar sobre o I Congresso de Tecnologias da Educação . Esse evento que tem como coordenadora a Professora Fátima Franco. Veja Aqui um podcast , onde a professora fala sobre o evento.

25 de outubro de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação

Recebi agora um e-mail da Comissão Organizadora do I Congresso de Tecnologias na Educação , avisando-me que meu relato foi aceito para apresentação no congresso que será realizado do dia 27 a 31 de outubro. Estou muito feliz e lisonjeada por ter essa oportunidade de compartilhar meu trabalho. Veja mais no link acima. Veja também os trabalhos selecionados no Busca Educação Yahoo

Relato de Experiência -I Congresso de Tecnologias na Educação Relato de Experiência -I Congresso de Tecnologias na Educação bernardete Projetos de Aprendizagem com publicação em ambiente virtual- Alunas do Ensino Médio Curso Normal

23 de outubro de 2008

Saúde

O cronograma das turmas 3301, 3302 e 3303 de alunas que trabalham no turno da tarde e aplicam com a 2ª série e 2º ano do Curso Fundamental que estudam no turno da manhã precisará ser alterado.
Para que essas aplicações acontecessem foi e está sendo preciso fazer inúmeras negociações, com alunas, professoras titulares e professoras de determinadas disciplinas, pois há choques de horários e outros cronogramas que precisam ser respeitados.
A troca de horários na escola, a necessidade das professoras cumprirem o plano de estudos (conteúdo), o término do ano chegando, são alguns fatores que exigem muita negociação, pois queremos que todas tenham a oportunidade de desenvolver a prática junto às crianças.

Um dos grupos que ainda não aplicou seu trabalho é o grupo que pesquisou sobre Saúde . No SideBar da PBwiki do grupo já aparece uma Atividade Extra, marcada como Novo, são muito criativas minhas alunas.

20 de outubro de 2008

18 de outubro de 2008

Resultados

Estamos há um mês do encerramento de nosso trabalho. Pretendo postar, aos poucos, sobre os resultados que estamos observando em cada turma de alunas como fechamento de minhas postagens relativas a ele, desde março.
As alunas vivenciaram a metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem. Constataram que na sua aplicação o ambiente presencial que se forma é totalmente diferente de uma prática tradicional, as alunas podem escolher o tipo de trabalho sendo esse,
[...] dentro da própria sala de informática, quando os alunos podiam se levantar, olhar ou ajudar no trabalho dos colegas (...) dentro da escola, como por exemplo, quando uma aluna que pesquisava sobre adolescência se dirige a biblioteca (...) a possibilidade de cada grupo de alunos estarem em um projeto diferenciado como, por exemplo, enquanto alguns pesquisam, outros, fazem a página pessoal, alguns tiram fotos [...].(Corte Real 2007 )
Esse novo espaço, com multiplicidade de possibilidades é por si só gerador de desequilíbrios no ambiente escolar.
As alunas aprenderam a usar com relativa fluência o computador, seus aplicativos e ferramentas e, além disso, como suporte textual, publicando seus projetos, essa publicação exige a produção textual e oferece a oportunidade às alunas de, mesmo que, sem nenhum conhecimento no uso do computador, possam fazer uso do mesmo e enxergar suas publicações que, muitas vezes, refletem a dificuldade de muitos de nós: a produção textual. Nesse sentido, a colaboração dos pares é fundamental para que o crescimento ocorra.
Uma das maiores dificuldades que vivenciamos foi na pesquisa compreendida como busca, reflexão, comparação e exposição do aprendido. Verifica-se claramente que as alunas possuem pouca autonomia. Em sua grande maioria encaram a pesquisa como “cópia-cola” sem que haja uma depuração posterior. Isto certamente é reflexo da prática do “tudo pronto” de nossos professores.
O ápice do nosso trabalho está na aplicação das “professorandas” com as crianças em ambiente tecnológico. Como são seis turmas vamos separá-las para melhor entendimento:


A tabela acima mostra o cronograma das turmas 3301 e 3302 que freqüentam a disciplina nas segundas feiras à tarde.
Aplicam com as turmas da quarta e terceira série do Curso Fundamental respectivamente. Essa aplicação é feita quinzenalmente e quinzenalmente também um encontro é dedicado ao planejamento e avaliação.
Essas avaliações são de muita importância, pois auxiliam no aprimoramento dos demais grupos, refletindo sobre situações reais vividas pelas colegas. Sendo as atividades feitas no computador, é preciso que o próximo grupo as coloque em todas as máquinas e também as expliquem para os colegas. Todos os endereços dos projetos estão no
Blog com a lista de endereços com a indicação:Turma 3301 e Turma 3302
Na próxima postagem continuarei com as turmas que freqüentam no turno da noite.

15 de outubro de 2008

13 de outubro de 2008

Redes

Visitando o blog Germinal-Educação e Trabalho que trata de assuntos ligados a construção e gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências para a vida, o trabalho e o exercício da cidadania , lembrei de um texto que havia escrito em 1999, entrei em contato com o Professor, enviei o texto e, está lá, publicado no blog.
Escrevi este texto em 1999. Ele trata da histórica dualidade do Ensino Médio. Escrevi quando trabalhava no Setor Pedagógico de uma Escola Estadual e não via nada acontecer com a advento da então “nova” LDB. Relacionei minha experiência com autores que estava lendo na época. Logo depois, em 2000 sai do setor e dediquei-me à informática.
Agradeço ao Professor pela divulgação.

7 de outubro de 2008

Lixo



Alunos da segunda série trabalhando com as atividades preparadas pelo Grupo-Lixo . Para visualizar todos os links de um endereço de PBwiki , é preciso clicar no sidebar acima e bem à direita.

Água

Alunos da quarta série jogando e, pintando figuras, no site selecionado pelo grupo que pesquisou sobre a água: SAMAE-Caxias

6 de outubro de 2008

Água-3301

Dei uma passadinha para contar para meus leitores o sucesso da aplicação do grupo Água , iniciaram com o vídeo da figura acima , achei o máximo , confiram no link do projeto. A turma, a quarta série do Curso Fundamental, quando o vídeo terminou todos aplaudiram espontâneamente com muito entusiasmo. Momentos como esse gratificam. O grupo continuou com um slide que publicarei durante a semana.

5 de outubro de 2008

Água e Meio Ambiente


Amanhã dia 06/10, os grupos: Água 3301 e Meio Ambiente-3302 fazem sua aplicação com as turmas da quarta série e terceira respectivamente. Veja os detalhes durante a semana nesse blog.

3 de outubro de 2008

Sites de Física

Quero indicar para os leitores desse blog, o trabalho que vem sendo realizado pelo Professor Cláudio Beust Amador que passou rapidamente pela Escola Estadual onde trabalho, assumiu agora uma Escola Municipal de Caxias do Sul. Tive a oportunidade de conviver com ele, um dia , nas férias de julho, quando muito prontamente ajudou-me com as oficinas de Internet Básica para os professores.
O professor mantêm dois sites , um é parte integrante do Curso Astronomia no Ensino Básico Através de Atividades Extracurriculares, desenvolvido durante o Mestrado profissional em ensino de física, na UFRGS. Aqui
O outro , sobre astronomia, física, ciências e educação. Veja Aqui


1 de outubro de 2008

Alegria

Tenho muito para escrever sobre a aplicação de minhas alunas, escrever sobre a satisfação de ver os resultados de nosso trabalho. No Blog dos Endereços dos Projetos há 35 projetos em andamento esse ano e, 34 que foram realizados o ano passado. No Agregador que utilizo, consigo monitorar esses trabalhos, ver as edições feitas, constato que os projetos de 2007 também estão sendo editados, atualizados, demonstrando que as alunas o estão utilizando em suas práticas (mini-estágio) mesmo não freqüentando mais a disciplina.Não poderia haver uma compensação maior.
Esse ano, em agosto iniciamos a Aplicação com as crianças. Ela é feita com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. São 140 alunos do Curso de Aplicação atendidos pelas professorandas do Curso Normal que têm a oportunidade real de aprender ensinando. Acontece semanalmente e, durante a mesma, as professorandas fazem o planejamento e discutem os desafios da prática, em turno da noite, inverso.
Percebemos que o interesse das alunas cresceu, pois ao serem responsáveis pelo espaço virtual e também pela relações humanas que permeiam o trabalho. Precisam, além de conhecer os recursos tecnológicos, administrar conflitos inerente à convivência humana.
Ontem durante nosso encontro de preparação, perguntei para as alunas que elas pensavam a respeito de criar um espaço onde agregaríamos os links para os jogos e vídeos escolhidos. Um grupo que está com seu projeto “pronto” já criou esse espaço e iniciaram a edição
Jogos Selecionados .
É muito gratificante ver a facilidade que agora possuem para criar , editar, procurar e selecionar. Tarefa iniciada em março e, no início, tão penosa . Contruíram estruturas para tal, aprenderam
.